A Paraíba o tempo todo  |

Barcelona perde para o Ajax da Holanda

 Ajax e Barcelona são clubes que têm a história liga há alguma décadas. Grandes jogadores saíram do clube holandês para bilhar na Catalunha. Nomes como Johan Cruyff levaram o estilo de toque de bola e a dinâmica ofensiva para o Barça.

Nos últimos anos, no entanto, um gargalo financeiro se abriu, e o futebol holandês ficou para trás. O Ajax já não oferece tanto perigo, enquanto o Barcelona é um dos times mais temidos e poderosos do mundo.

Nesta terça-feira, no entanto, a equipe holandesa voltou a ter uma grande noite em nível continental, logo diante do clube que uma vez se inspirou no time inglês. Com posse de bola acima de 60% (característica marcante do atual Barcelona) e muita movimentação ofensiva, o Ajax impôs seu jogo e dominou o clube espanhol.

No primeiro tempo, 2 a 0 foi pouco para traduzir o domínio do Ajax. Jogando em casa e precisando da vitória, o clube holandês partiu para cima do poderoso Barcelona durante toda a etapa inicial. O domínio se transformou em gol logo aos 17 minutos. Após cruzamento da direita, Serero apareceu solto na área para abrir o placar.

O Barcelona, desfalcado de Valdés, Busquets, Daniel Alves, Alba, Adriano e, principalmente Messi, não esboçou reação. Neymar ainda tentava alguma coisa, mas, com o time muito mal em campo, pouco conseguia fazer sozinho. Quanto tentava jogadas individuais, era caçado pelos holandeses. Em todo o jogo, provocou três cartões amarelos e uma expulsão.

 

Apesar da violência contra Neymar, o Ajax seguia dominando a partida. Foram várias chances para ampliar durante a primeira etapa. O segundo, no entanto, ocorreu apenas nos minutos finais. Aos 41, Mascherano saiu jogando errado, e Fischer arriscou de fora da área. No rebote de José Pinto, Hoesen marcou. Na comemoração, um torcedor do Ajax despencou de uma altura de dez metros na arquibancada e foi levado em estado grave por uma ambulância para o hospital.

 

O baile do Ajax no primeiro tempo acordou o Barcelona. Tata Martino teve trabalho, mas o time voltou muito ligado para a segunda etapa. E Neymar foi responsável por tentar iniciar a reação. Logo aos dois minutos, o brasileiro foi lançado em profundidade, invadiu a área e sofreu falta dura por trás de Veltman. O defensor foi expulso, e Xavi diminuiu em cobrança de pênalti.

 

Em desvantagem no placar e com um jogador a mais, o Barcelona foi para cima e, comandado por Neymar, tomou controle da partida. O brasileiro, que ainda busca seu primeiro gol na Liga dos Campeões, criou várias oportunidades e teve chances de marcar. Ora em chute de fora da área, ora em arrancadas, o atacante era o jogador mais perigoso em campo. Neymar até recebeu cartão amarelo ao tentar uma bicicleta na área, que atingiu Denswil.

 

A melhor chance aconteceu no fim do jogo. Lançado por Iniesta, Neymar driblou o goleiro mas, antes de marcar seu primeiro gol na Liga dos Campeões, a arbitragem assinalou, corretamente, impedimento. O brasileiro estava um pouco impedido no lance.

No fim, uma noite marcante para os dois clubes. O Barcelona e Neymar amargaram pela primeira vez uma derrota na temporada. O Ajax, por sua vez, voltou a viver uma grande partida em nível continental, derrotou um adversário e poderoso e ainda sonha com uma vaga nas oitavas de final da Liga dos Campeões, algo que não ocorre desde a temporada 2005/2006.

 

G1

    VEJA TAMBÉM

    Comunicar Erros!

    Preencha o formulário para comunicar à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta matéria do PBAgora.

      Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “PROSSEGUIR”, ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.
      Total
      0
      Compartilhe