Categorias: Esportes

Alemanha e México por uma bola rumo à final contra o Chile

PUBLICIDADE

 São dois times de muitas faces nesta Copa das Confederações, com mais de uma identidade. Hoje é muito difícil dizer o que se passa na cabeça de Joachim Löw. Mais ainda na de Juan Carlos Osorio. As escalações de Alemanha e México para a semifinal do torneio nesta quinta-feira, em Sochi, são imprevisíveis. Nesse caso, tudo dentro do normal.

Os dois treinadores usaram e abusaram dos atletas que trouxeram para a Rússia. Löw tem 21 à disposição e usou 20 (dois atletas, Sané e Demme, foram cortados por lesão antes de a competição começar e não foram substituídos). Osorio tem 23 nomes na manga e já escalou 22. Apenas os terceiros goleiros de ambas as seleções (Trapp e Cota, respectivamente) não tiveram chance. Isso dá a ideia de como os dois técnicos mexem com as equipes.

O vencedor vai direto para São Petersburgo, cidade que abrigará a final. O adversário será o Chile, que nessa quarta venceu Portugal na decisão por pênaltis (3 a 0, com três defesas de Claudio Bravo, após 0 a 0 no tempo normal e na prorrogação) e se garantiu na decisão.

Alemanha segue tendo de calar desconfiados
Os jornalistas alemães mostraram certa falta de confiança: insistiram em perguntar a Joachim Löw sobre o treino de pênaltis. Em caso de empate no tempo normal e na prorrogação, o finalista será conhecido nas cobranças, assim como aconteceu no duelo entre Chile e Portugal.

A equipe tem média de idade de quase 24 anos, e superar a desconfiança não é novidade para Löw nesta Copa das Confederações. A imprensa alemã desde o início vem tratando a competição com baixa expectativa, mas foi surpreendida com a classificação no primeiro lugar do Grupo B, à frente dos chilenos finalistas.

– Não sei se vamos treinar pênaltis. Às vezes é melhor não ficar treinando muito cobranças de pênalti, porque as coisas serão diferentes no campo – afirmou o comandante alemão.

Löw não disse qual time irá a campo, mas confirmou que haverá mudanças em relação à vitória por 3 a 1 sobre Camarões. A tendência é que nomes como Ter Stegen, Mustafi, Draxler, Kimmich e Jonas Hector sejam titulares.

Osorio empurra favoritismo para a Alemanha
Um time de garotos? Sim. Mas não diga ao técnico Juan Carlos Osorio que a Alemanha é frágil ou inexperiente. Nananinanão! Osorio fez questão reforçar que os alemães são jovens, mas que jogam em grandes equipes e que têm experiência de sobra para encarar uma semifinal de Copa das Confederações.

– Creio que todos nós consideramos que a liga alemã é uma das três melhores do planeta. Nossos jogadores jogam na liga mexicana, que não sei como pode ser classificada. Quanto aos nossos jogadores sub-20 que não debutaram em primeira divisão, estamos tratando de levá-los a torneios internacionais. Dos jogadores do time da Alemanha, há vários que debutaram por seus clubes em primeira divisão com 16, 17 anos. Os de 23 anos já jogam o campeonato nacional, Liga dos Campeões, Liga Europa. Essa é a grande diferença – disse Osorio.

O treinador não liberou a escalação, como de hábito. Sem o volante Andrés Guardado, que está suspenso, Marco Fabián deve jogar. No gol, Ochoa. No ataque, Vela e Chicharito. O camisa 14, aliás, mudou de patamar. Ganhou mais responsabilidade. Agora, é o maior artilheiro da história da seleção mexicana, com 48 gols. Liderança e experiência que podem favorecer a "Tri".

– Significa muito estarmos aqui. Lutamos muito para nos classificar. Acreditamos no nosso grupo, é importante jogar essa competição e tentar ganhá-la. Representa de certa forma o início da Copa do Mundo, vamos jogar contra a atual campeã do mundo e vamos tentar fazer o melhor jogo possível para vencer. Vamos ver. Tenho 29 anos, tenho experiência de jogar nas principais ligas do mundo, duas Copas do Mundo, e temos uma boa mescla com jovens jogadores. A Alemanha é assim também. Jovem, rápida. Estamos aqui para poder levar a Copa – prometeu Chicharito.

Globo.com

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Fifa nomeia vice-presidente da CBF para comissão de competições femininas

Paraíbana no poder. A vice-presidente da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) e presidente da Federação Paraibana de Futebol…

18 de dezembro de 2025

PF e PMPB deflagram ação contra grupo que usava aviões para transportar droga

Uma operação conjunta da Polícia Federal com apoio da Polícia Militar da Paraíba, por meio…

18 de dezembro de 2025

PRF cumpre mandado de prisão por tráfico de drogas durante fiscalização no Sertão

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) cumpriu um mandado de prisão na noite dessa quarta-feira (17),…

18 de dezembro de 2025

Incêndio de grandes proporções atinge terreno de fábrica têxtil e casas vizinhas no Geisel

Um incêndio de grandes proporções atingiu na noite dessa quarta-feira (17), a parte traseira de…

18 de dezembro de 2025

Cabo Gilberto revela detalhes da primeira reunião como novo líder da oposição na Câmara Federal

O deputado federal Cabo Gilberto Silva (PL-PB) revelou, nesta quarta-feira (17), os primeiros passos após…

18 de dezembro de 2025

Senado aprova PL que reduz pena de Bolsonaro e outros condenados por tentativa de golpe: veja voto dos paraibanos

O Senado Federal aprovou, nessa quarta-feira (17), o chamado PL da dosimetria, que prevê a…

18 de dezembro de 2025