A Paraíba o tempo todo  |

Alemanha e México por uma bola rumo à final contra o Chile

 São dois times de muitas faces nesta Copa das Confederações, com mais de uma identidade. Hoje é muito difícil dizer o que se passa na cabeça de Joachim Löw. Mais ainda na de Juan Carlos Osorio. As escalações de Alemanha e México para a semifinal do torneio nesta quinta-feira, em Sochi, são imprevisíveis. Nesse caso, tudo dentro do normal.

Os dois treinadores usaram e abusaram dos atletas que trouxeram para a Rússia. Löw tem 21 à disposição e usou 20 (dois atletas, Sané e Demme, foram cortados por lesão antes de a competição começar e não foram substituídos). Osorio tem 23 nomes na manga e já escalou 22. Apenas os terceiros goleiros de ambas as seleções (Trapp e Cota, respectivamente) não tiveram chance. Isso dá a ideia de como os dois técnicos mexem com as equipes.

O vencedor vai direto para São Petersburgo, cidade que abrigará a final. O adversário será o Chile, que nessa quarta venceu Portugal na decisão por pênaltis (3 a 0, com três defesas de Claudio Bravo, após 0 a 0 no tempo normal e na prorrogação) e se garantiu na decisão.

Alemanha segue tendo de calar desconfiados
Os jornalistas alemães mostraram certa falta de confiança: insistiram em perguntar a Joachim Löw sobre o treino de pênaltis. Em caso de empate no tempo normal e na prorrogação, o finalista será conhecido nas cobranças, assim como aconteceu no duelo entre Chile e Portugal.

A equipe tem média de idade de quase 24 anos, e superar a desconfiança não é novidade para Löw nesta Copa das Confederações. A imprensa alemã desde o início vem tratando a competição com baixa expectativa, mas foi surpreendida com a classificação no primeiro lugar do Grupo B, à frente dos chilenos finalistas.

– Não sei se vamos treinar pênaltis. Às vezes é melhor não ficar treinando muito cobranças de pênalti, porque as coisas serão diferentes no campo – afirmou o comandante alemão.

Löw não disse qual time irá a campo, mas confirmou que haverá mudanças em relação à vitória por 3 a 1 sobre Camarões. A tendência é que nomes como Ter Stegen, Mustafi, Draxler, Kimmich e Jonas Hector sejam titulares.

Osorio empurra favoritismo para a Alemanha
Um time de garotos? Sim. Mas não diga ao técnico Juan Carlos Osorio que a Alemanha é frágil ou inexperiente. Nananinanão! Osorio fez questão reforçar que os alemães são jovens, mas que jogam em grandes equipes e que têm experiência de sobra para encarar uma semifinal de Copa das Confederações.

– Creio que todos nós consideramos que a liga alemã é uma das três melhores do planeta. Nossos jogadores jogam na liga mexicana, que não sei como pode ser classificada. Quanto aos nossos jogadores sub-20 que não debutaram em primeira divisão, estamos tratando de levá-los a torneios internacionais. Dos jogadores do time da Alemanha, há vários que debutaram por seus clubes em primeira divisão com 16, 17 anos. Os de 23 anos já jogam o campeonato nacional, Liga dos Campeões, Liga Europa. Essa é a grande diferença – disse Osorio.

O treinador não liberou a escalação, como de hábito. Sem o volante Andrés Guardado, que está suspenso, Marco Fabián deve jogar. No gol, Ochoa. No ataque, Vela e Chicharito. O camisa 14, aliás, mudou de patamar. Ganhou mais responsabilidade. Agora, é o maior artilheiro da história da seleção mexicana, com 48 gols. Liderança e experiência que podem favorecer a "Tri".

– Significa muito estarmos aqui. Lutamos muito para nos classificar. Acreditamos no nosso grupo, é importante jogar essa competição e tentar ganhá-la. Representa de certa forma o início da Copa do Mundo, vamos jogar contra a atual campeã do mundo e vamos tentar fazer o melhor jogo possível para vencer. Vamos ver. Tenho 29 anos, tenho experiência de jogar nas principais ligas do mundo, duas Copas do Mundo, e temos uma boa mescla com jovens jogadores. A Alemanha é assim também. Jovem, rápida. Estamos aqui para poder levar a Copa – prometeu Chicharito.

Globo.com

    VEJA TAMBÉM

    Comunicar Erros!

    Preencha o formulário para comunicar à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta matéria do PBAgora.

      Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “PROSSEGUIR”, ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.
      Total
      0
      Compartilhe