Categorias: Esportes

305º CLÁSSICO EMOCÃO: Campinense e Botafogo se enfrentam em jogo decisivo

PUBLICIDADE

Quando a bola rolar na noite desta quarta-feira (19), à partir das 20h15 no estádio Amigão, em Campina Grande, Campinense e Botafogo estarão disputando a partida de número 305 da história do Clássico Emoção e um tabu a ser quebrado. O duelo, remarcado da terceira rodada da competição, e o primeiro entre Raposa e Belo no ano, será de extrema importância para a tabela de classificação. Os dois times vivem momentos distintos na temporada e na competição estadual.

O Campinense segue na liderança do grupo B, enquanto o Botafogo-PB, com três jogos a menos, é o quarto colocado da chave A.  A Raposa empatou com o Treze em 1 a 1 no primeiro Clássico dos Maiorais de 2020, e ainda amarga a eliminação da Copa do Brasil para o Atlético Mineiro. Líder do grupo B do Paraibano, o rubro-negro precisa da vitória para se manter na liderança, pois o Sousa, segundo colocado, está a um ponto atrás e também sonha com a classificação. Rafael Ibiapino é a arma de artilharia do time; o atacante já marcou gols no Estadual.

Já Botafogo-PB atravessa um bom momento na temporada nas três competições que disputa simultaneamente. O Belo vem de vitória contra o CSA, em Maceió (AL), por 1 a 0, o que rendeu a vice-liderança do grupo A da Copa do Nordeste,. Na Copa do Brasil, o Botafogo conquistou a classificação para a segunda fase em empate sem gols contra o Atlético de Alagoinhas-BA, o que confirmou o bom momento da equipe pessoense. O time continua reforçando o elenco. Além de Léo Moura, que chegou no fim de janeiro, o goleiro Felipe, ex-Flamengo e que já atuou com Léo no time carioca, é o mais novo reforço da equipe.

As duas equipes, que vem dominando o futebol do estado desde 2012, quando revezam os títulos estaduais (Belo em 2013, 2014, 2017, 2018 e 2019, e Raposa em 2012, 2015 e 2016), têm um duelo com um tabu em jogo.

No Clássico Emoção desta noite, o Campinense tentará mudar os números do retrospecto e quebrar um tabu. No retrospecto geral entre as duas equipes, a vantagem é do Belo. Até o momento foram 304 jogos disputados em toda a história, com 115 vitórias do Belo e 111 do Campinense. No retrospecto recente, a vantagem é do Botafogo-PB. Nos últimos cinco jogos, o Belo venceu os cinco, marcando oito gols e sofrendo apenas um. O Belo não perde para a Raposa desde o Paraibano de 2018, há cinco jogos.

A última vitória do Campinense no clássico foi em maio de 2018, no jogo de ida da final do Campeonato Paraibano. Vitória por 1 a 0 em Campina Grande, com gol de Tarcísio. Na volta, o Belo virou o placar para 2 a 0 e ficou com o título estadual daquele ano. Na temporada passada, com novos treinadores e jogadores, Campinense e Botafogo-PB se enfrentaram quatro vezes, duas na fase de grupos e duas na grande finalíssima. O técnico do Belo já era Evaristo Piza, enquanto Francisco Diá comandava a Raposa.

Nos grupos, o primeiro jogo foi no Amigão, em Campina Grande, e terminou com vitória botafoguense por 1 a 0. Na partida de volta, uma nova vitória do Belo, novamente por 1 a 0, só que no Estádio Almeidão, em João Pessoa.Campinense e Botafogo-PB ainda se enfrentaram mais duas vezes, na ida e na volta da grande final do Paraibano de 2019. O primeiro jogo, em Campina Grande, terminou em 2 a 1 para o Belo. Na partida de volta, os botafoguenses venceram por 2 a 0 e conquistaram o tricampeonato.

No duelo desta quarta-feira, Campinense e Botafogo-PB vão entrar em campo para escrever mais um capítulo dessa história. A Raposa, agora comandada por Oliveira Canindé, enquanto Evaristo Piza segue no comando do Belo.

Do lado da Raposa, o técnico Oliveira Canindé perdeu uma peça importante em seu esquema tático. O meia Romário Becker sofreu uma lesão de grau dois no músculo adutor da coxa esquerda do jogador, e o prognóstico é que ele desfalque o time por um período de quatro a seis semanas.

Romário Becker se machucou no Clássico dos Maiorais, contra o Treze, no último domingoe foi substituído aos 18 minutos por Vinicius Vargas que foi expulso e também desfalca o rubro-negro. Com a ausência dos dois jogadores, é bem provável que Jairo, bastante elogiado pela atuação que teve diante do Treze, acabe ganhando a vaga de titular no Clássico Emoção.

A Raposa deve ir para campo com Adílson Júnior, Alex Maranhão, Vitão, Uesles e Matheus Camargo; Pêu, Allefe, Jairo e Gabriel Vieira; Rafael Ibiapino e Fábio Júnior.

No Botafogo, sem poder contar com o atacante Kelvin, que tem uma fratura e uma lesão no ligamento do cotovelo esquerdo, e vai precisar operar o local nos próximos dias, o treinador Evaristo Piza vai ter à disposição novamente o lateral-direito Léo Moura, que foi poupado na vitória sobre o CSA.

O Belo deve entrar em campo com Samuel Pires, Léo Moura, Fred, Luís Gustavo e Mário; Rogério, Juninho, Éverton Heleno e Rodrigo Andrade; Pimentinha e Lohan.

Severino Lopes
PB Agora

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Duas vítimas do desabamento de casa de show no Altiplano estão em estado grave

Duas vítimas do desabamento ocorrido em uma casa de show no bairro do Altiplano, em…

29 de abril de 2024

MDB e Republicanos deixam divergências de lado e caminham juntos no Sertão: “Temos uma ótima convivência”, diz Veneziano

Com a proximidade do período eleitoral do mês de outubro, os partidos articulam cada vez…

29 de abril de 2024

Vídeo e fotos: Estrutura de casa de shows cede durante evento em João Pessoa e deixa feridos

Na noite de ontem (28), parte da estrutura de uma casa de shows localizada no…

29 de abril de 2024

CAIXA paga parcela do Pé-de-Meia nesta segunda-feira

A CAIXA paga, nesta segunda-feira, 29 de abril, o Pé-de-Meia para os estudantes nascidos nos…

29 de abril de 2024

Conselho Regional de Medicina e MP abrem sindicância para apurar erro médico no Trauma de Campina Grrande

O Conselho Regional de Medicina da Paraíba (CRM-PB) determinou a abertura de sindicância para apurar…

29 de abril de 2024

João Azevêdo lança calendário 2024 das audiências do Orçamento Democrático Estadual nesta segunda

O governador João Azevêdo lança, nesta segunda-feira (29), o calendário das Audiências Públicas Regionais do…

29 de abril de 2024