A Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e a Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) registraram queda no ranking mundial de desempenho de instituições de ensino superior, divulgado nesta segunda-feira (1º) pelo Centro para Rankings Universitários Mundiais (CWUR).
Segundo os dados, a UFPB caiu 17 posições em relação ao ano passado, passando da 1267ª para a 1284ª colocação, com pontuação de 69,1. Já a UFCG teve uma queda mais acentuada: 32 posições. Antes ocupava a 1930ª posição e agora aparece em 1962ª, com pontuação de 66,3.
O desempenho das universidades paraibanas reflete uma tendência nacional. Das 52 instituições brasileiras que integram o ranking global, 45 apresentaram queda. O levantamento aponta que 87% das universidades do país perderam posições, principalmente devido ao desempenho em pesquisa e à crescente competição internacional com instituições mais bem financiadas.
Na lista das melhores universidades do Brasil, a UFPB aparece na 29ª posição e a UFCG na 49ª.
A USP lidera o ranking nacional, ocupando a 119ª posição mundial, com pontuação de 81,2, após cair apenas uma colocação em relação ao ano anterior.
No cenário global, a Harvard University, nos Estados Unidos, mantém a liderança como melhor universidade do mundo, com pontuação máxima de 100.
PB Agora