A Paraíba o tempo todo  |

UFPB: Confira como se inscrever numa das 150 vagas em cursos para graduados

A Universidade Federal da Paraíba (UFPB) publicou edital com 154 vagas para ingresso de portadores de diploma de nível superior, em um dos cursos de graduação na modalidade de ensino presencial da UFPB. Os candidatos selecionados iniciarão os cursos no semestre 2022.2, a partir de fevereiro de 2023.

Podem participar os profissionais graduados em cursos superiores de universidades públicas ou privadas, devidamente reconhecidas pelo Ministério da Educação e que apresentem Histórico Acadêmico com Coeficiente de Rendimento Acadêmico (CRA) igual ou superior a 7,0. São ofertadas vagas em cursos de graduação divididos entre todos os campi da instituição, nas cidades de João Pessoa, Rio Tinto e Mamanguape, Bananeiras e Areia.

A Pró-reitora de Graduação, Profa. Silvana Maciel, explica que esse processo seletivo é uma das formas de ingresso na UFPB que está prevista na Resolução n° 29/2020 do Consepe. Segundo ela, essas vagas estavam ociosas, decorrentes de processos como cancelamentos de vínculo, mudanças para outras instituições, não preenchimento por meio do Sistema de Seleção Unificada (SiSU), entre outras situações. “São vagas que alguns cursos oferecem para preenchimento, como uma forma para que aqueles alunos que já têm uma graduação possam ingressar em um outro curso na UFPB”, esclarece.

Nesta seleção do Processo Seletivo para Ingresso de Graduados (PSIG) não há prova, exceto para aqueles que desejarem concorrer aos cursos de música bacharelado ou licenciatura, que passarão por prova prática.

Os candidatos serão classificados de acordo com o Coeficiente de Rendimento Acadêmico (CRA) conforme conste no Histórico Acadêmico a ser inserido no ato de inscrição. A lista de cursos ofertados, constando o número de vagas por curso e o turno das aulas, pode ser encontrada no Anexo I do Edital nº 1024/2022 da Pró-Reitoria de Graduação da UFPB.

Será aceita somente uma inscrição por CPF, a qual, uma vez formalizada, não poderá ser cancelada ou alterada. As inscrições serão realizadas exclusivamente pela internet, por meio do Sistema Integrado de Gestão das Atividades Acadêmicas (SIGAA), do dia 13 de outubro até 19 de outubro.

Para realizar a inscrição, o candidato deverá efetuar o pagamento da taxa de inscrição no valor de R$ 51,56. Pode solicitar isenção da taxa de inscrição o candidato que comprovar hipossuficiência de recursos financeiros, de acordo com as regras postas no edital.

Para pleitear a isenção, o candidato deve marcar a opção “Sou isento(a) do pagamento da taxa de inscrição” no formulário de inscrição, disponível no Sigaa, entre os dias 13 e 14 de outubro, além de inserir os documentos comprobatórios exigidos. O resultado das solicitações de isenção será publicado no endereço eletrônico www.prg.ufpb.br, até o dia 18 de outubro.

Nesta seleção não será aplicada reserva de vagas, haja vista que os candidatos já ingressaram no ensino superior uma vez. A relação dos candidatos que tiverem sua inscrição deferida será divulgada até o dia 16 de novembro.

A prova prática para os candidatos a ingresso nos cursos de Licenciatura em Música e de Bacharelado em Música está prevista para o dia 02 de dezembro, e o conteúdo pragmático pode ser conferido nos anexos do edital. Para candidatos oriundos de outros cursos que não sejam de Licenciatura em Música ou de Bacharelado em Música da UFPB, serão exigidos 03 exames da prova de conhecimento específico em música.

O resultado final do PSIG está previsto para 26 de janeiro de 2023, e os candidatos selecionados deverão realizar o cadastramento obrigatório entre os dias 27 e 28 de janeiro.

Da Redação

    VEJA TAMBÉM

    Comunicar Erros!

    Preencha o formulário para comunicar à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta matéria do PBAgora.

      Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “PROSSEGUIR”, ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.
      Total
      0
      Compartilhe