Categorias: Educação

UEPB lança projeto Saúde do Trabalhador Itinerante dentro do Abril Verde

PUBLICIDADE

A Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (PROGEP) da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), através dos setores de Saúde do Trabalhador e Serviço Social, lança, nesta quinta-feira (4), a partir das 8h30, no Auditório II da Central de Integração Acadêmica, no Câmpus de Bodocongó, em Campina Grande, o projeto “Saúde do Trabalhador Itinerante na UEPB”, como adesão à campanha nacional “Abril Verde”, que será apresentada pelo Ministério Público do Trabalho (MPT).

O lançamento do projeto terá a participação dos servidores da Pró-Reitoria de Infraestrutura (PROINFRA), técnicos de laboratórios e demais servidores técnicos administrativos e docentes do Câmpus I. Alguns prédios da Instituição estão iluminados de verde durante todo o mês, a exemplo da Reitoria e do Museu de Arte Popular da Paraíba (MAPP). A campanha também será feita nas redes sociais, utilizando a hastag #ChegaDeAcidentesDeTrabalho.

A atividade de lançamento do projeto contará com prestação de serviços de saúde por parte da equipe do Laboratório Itinerante (LABIT), como aferição de pressão arterial, teste de glicemia e medição do Índice de Massa Corpórea (IMC), bem como exposição das fotos de acidentes de trabalho do acervo do Ministério Publico do Trabalho (MPT) e Ginástica Laboral, realizada por alunos do Curso de Fisioterapia, sob a coordenação da professora Cláudia Holanda.

O projeto “Saúde do Trabalhador Itinerante na UEPB” será apresentado pela pró-reitora de Gestão de Pessoas, professora Célia Regina Diniz. A iniciativa surgiu da necessidade de aproximação dos setores de Saúde do Trabalhador e Serviço Social com os diversos câmpus da UEPB, no intuito de conhecer e contribuir para a resolutividade das principais demandas locais na área de saúde e segurança do trabalho em cada Câmpus. A ideia do projeto é percorrer todos os câmpus da Universidade, realizando visitas técnicas, capacitação e articulação entre os servidores e o Setor de Saúde do Trabalhador sobre as demandas em segurança do trabalho.

Também são objetivos do projeto divulgar as atribuições e principais atividades realizadas pelo Setor de Saúde do Trabalhador; capacitar os servidores e chefias para operacionalização do Procedimento de Notificação e Comunicação Interna de Trabalho na UEPB (CIAT); realizar visitas aos laboratórios dos câmpus para averiguar as demandas apresentadas ao Grupo de Trabalho (GT); divulgar a parceria do serviço de plantão de escuta psicológica da Clínica de Psicologia e da PROGEP; bem como repassar informações sobre assédio moral no serviço público e encontrar soluções coletivas que contribuam para melhoria da oferta de serviços em saúde e segurança do trabalhador.

A apresentação da campanha “Abril Verde” será feita pelo procurador do Ministério Público do Trabalho (MPT), Raulino Maracajá Coutinho Filho. Em seguida, será ministrada a palestra “Saúde mental e sua relação com acidentes de trabalho”. O tema será abordado pelas professoras do Departamento de Psicologia da UEPB, Valéria Morais da Silveira Souza e Carla Brandão Costa, além das discentes Jaquelane Lorrani Maia e Rosiêne Vieira da Silva. A palestra educativa será direcionada especialmente aos servidores que estão mais expostos aos riscos de acidentes de trabalho.

A Campanha Abril Verde tem como objetivo colocar em pauta para a sociedade o tema da prevenção de acidentes e doenças do trabalho, enfatizando ações de promoção da Saúde e melhoria nas condições de trabalho. A Organização Internacional do Trabalho (OIT), desde 2003, consagra o mês de Abril para a reflexão sobre segurança e saúde no trabalho. Há alguns anos a UEPB integra as ações da iniciativa.

Assessoria

 


Garanta um desconto especial na sua certificação digital no Juristas Certificados Digitais

 

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Emoção e talento encantam público no Festival de Ginástica Artística do Campeões do Amanhã

Um espetáculo de talento e movimento encantou o público presente nas arquibancadas do ginásio do…

27 de abril de 2024

Jovem é morto em barbearia no Litoral Sul da Paraíba logo após fazer live

As polícias Civil e Militar estão investigando o assassinato de um jovem conhecido apenas como…

27 de abril de 2024

“Facilitador do acesso ao Ensino Superior” comemora Wilson Filho após publicação de lei do passe livre no dia do Enem

O deputado estadual Wilson Filho expressou sua satisfação com a promulgação de uma nova lei,…

27 de abril de 2024

Alerta de chuvas intensas para Litoral e Agreste da Paraíba é emitido pelo Inmet

Neste sábado (27), o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um novo alerta amarelo para…

27 de abril de 2024

Homem é detido pela Polícia Federal com R$ 1.000 em notas falsas em Patos

Um homem foi detido pela Polícia Federal em Patos, no Sertão da Paraíba, após ser…

27 de abril de 2024

Sete membros de uma família são detidos por envolvimento na morte de idoso em CG

Sete pessoas de uma mesma família foram presos sob suspeita de ligação com o assassinato…

27 de abril de 2024