A Paraíba o tempo todo  |

UEPB lança projeto Saúde do Trabalhador Itinerante dentro do Abril Verde

A Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (PROGEP) da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), através dos setores de Saúde do Trabalhador e Serviço Social, lança, nesta quinta-feira (4), a partir das 8h30, no Auditório II da Central de Integração Acadêmica, no Câmpus de Bodocongó, em Campina Grande, o projeto “Saúde do Trabalhador Itinerante na UEPB”, como adesão à campanha nacional “Abril Verde”, que será apresentada pelo Ministério Público do Trabalho (MPT).

O lançamento do projeto terá a participação dos servidores da Pró-Reitoria de Infraestrutura (PROINFRA), técnicos de laboratórios e demais servidores técnicos administrativos e docentes do Câmpus I. Alguns prédios da Instituição estão iluminados de verde durante todo o mês, a exemplo da Reitoria e do Museu de Arte Popular da Paraíba (MAPP). A campanha também será feita nas redes sociais, utilizando a hastag #ChegaDeAcidentesDeTrabalho.

A atividade de lançamento do projeto contará com prestação de serviços de saúde por parte da equipe do Laboratório Itinerante (LABIT), como aferição de pressão arterial, teste de glicemia e medição do Índice de Massa Corpórea (IMC), bem como exposição das fotos de acidentes de trabalho do acervo do Ministério Publico do Trabalho (MPT) e Ginástica Laboral, realizada por alunos do Curso de Fisioterapia, sob a coordenação da professora Cláudia Holanda.

O projeto “Saúde do Trabalhador Itinerante na UEPB” será apresentado pela pró-reitora de Gestão de Pessoas, professora Célia Regina Diniz. A iniciativa surgiu da necessidade de aproximação dos setores de Saúde do Trabalhador e Serviço Social com os diversos câmpus da UEPB, no intuito de conhecer e contribuir para a resolutividade das principais demandas locais na área de saúde e segurança do trabalho em cada Câmpus. A ideia do projeto é percorrer todos os câmpus da Universidade, realizando visitas técnicas, capacitação e articulação entre os servidores e o Setor de Saúde do Trabalhador sobre as demandas em segurança do trabalho.

Também são objetivos do projeto divulgar as atribuições e principais atividades realizadas pelo Setor de Saúde do Trabalhador; capacitar os servidores e chefias para operacionalização do Procedimento de Notificação e Comunicação Interna de Trabalho na UEPB (CIAT); realizar visitas aos laboratórios dos câmpus para averiguar as demandas apresentadas ao Grupo de Trabalho (GT); divulgar a parceria do serviço de plantão de escuta psicológica da Clínica de Psicologia e da PROGEP; bem como repassar informações sobre assédio moral no serviço público e encontrar soluções coletivas que contribuam para melhoria da oferta de serviços em saúde e segurança do trabalhador.

A apresentação da campanha “Abril Verde” será feita pelo procurador do Ministério Público do Trabalho (MPT), Raulino Maracajá Coutinho Filho. Em seguida, será ministrada a palestra “Saúde mental e sua relação com acidentes de trabalho”. O tema será abordado pelas professoras do Departamento de Psicologia da UEPB, Valéria Morais da Silveira Souza e Carla Brandão Costa, além das discentes Jaquelane Lorrani Maia e Rosiêne Vieira da Silva. A palestra educativa será direcionada especialmente aos servidores que estão mais expostos aos riscos de acidentes de trabalho.

A Campanha Abril Verde tem como objetivo colocar em pauta para a sociedade o tema da prevenção de acidentes e doenças do trabalho, enfatizando ações de promoção da Saúde e melhoria nas condições de trabalho. A Organização Internacional do Trabalho (OIT), desde 2003, consagra o mês de Abril para a reflexão sobre segurança e saúde no trabalho. Há alguns anos a UEPB integra as ações da iniciativa.

Assessoria

 


Garanta um desconto especial na sua certificação digital no Juristas Certificados Digitais

 

    VEJA TAMBÉM

    Comunicar Erros!

    Preencha o formulário para comunicar à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta matéria do PBAgora.

      Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “PROSSEGUIR”, ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.
      Total
      0
      Compartilhe