Categorias: Educação

UEPB e Cubanos articulam convênio

PUBLICIDADE

A reitora da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), professora Marlene Alves, recebeu nesta sexta-feira (22), a visita das professoras da Universidad de La Habana (Cuba), Ileana Capote Padrón e Thalía Riverón, no Gabinete da Reitoria, localizado no Campus I, em Bodocongó, Campina Grande.

Na ocasião, as docentes entregaram uma ‘Carta de Princípios’ destinada à assinatura de convênio futuro entre a UEPB e a instituição de ensino superior de seu país, para acordos específicos em áreas como saúde, tecnologia, esportes e cultura.

Elas destacaram as aulas do mini-curso ‘A teoria das Relações Internacionais e o mapa político da América Latina’, que ministraram no Departamento de Relações Internacionais da UEPB, em João Pessoa. Consideraram uma experiência positiva, que despertou o interesse dos estudantes.

Também participaram do encontro o chefe de gabinete da Reitoria, professor José Benjamim, e a diretora do Campus V da instituição paraibana, Terezinha de Jesus Costa.Segundo o chefe de gabinete, “o encontro das professoras cubanas com a reitora foi muito positivo para a UEPB, já que a Universidad de La Habana é um centro tradicional, consolidado no mundo inteiro e que poderá contribuir para aprimorar ainda mais o profissionalismo da universidade paraibana”.

Mini-curso – Na quinta-feira (21), as professoras finalizaram as atividades do mini-curso ‘A teoria das Relações Internacionais e o mapa político da América Latina’, promovido pelo Departamento de Relações Internacionais do Campus V da UEPB, em João Pessoa.

Durante oito dias, as cubanas transmitiram para os alunos da graduação em RI aplicações de fundamentos e bases teóricas da ciência política, avaliações sobre a complexidade das relações, aspectos da sociedade civil internacional, além de problemas ligados à globalização.

Para Thalía Riverón, a parceria entre as universidades serviu para promover um intercâmbio mais amplo entre as duas instituições. “Somos uma universidade antiga, fundada em 1728. Portanto, com 280 anos de existência e experiência. Isso mostra que será bastante interessante promover esse intercâmbio”, afirmou.

O encerramento das aulas contou com a presença da professora Terezinha Costa, diretora do Centro de Ciências Biológicas e Sociais Aplicadas (CCBSA), que agradeceu a participação e empenho das professoras durante o período de aulas e as presenteou com peças do artesanato paraibano.

 

Ascom /UEPB

PUBLICIDADE

Últimas notícias

DIA DAS MÃES: diferença no preço do perfume feminino pode chegar a mais de R$ 200, em JP

Para o consumidor que pretende presentear com perfumes no Dia das Mães, comemorado no segundo…

28 de abril de 2024

Eleitores têm até 8 de maio para regularizar o título, transferir e votar

Eleitores de todo o país devem resolver suas pendências com a Justiça Eleitoral até o…

28 de abril de 2024

Litoral e Agreste da Paraíba estão sob novo alerta de chuvas intensas, segundo previsão do Inmet

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um novo alerta de chuvas intensas para o…

28 de abril de 2024

Mulher é detida por suspeita de esfaquear companheiro no Sertão da Paraíba

Uma mulher de 24 anos foi detida após supostamente esfaquear seu companheiro, de 34 anos,…

28 de abril de 2024

Sine-PB disponibiliza mais de 480 vagas de emprego a partir de segunda-feira

O Sistema Nacional de Emprego da Paraíba (Sine-PB) disponibilizará, a partir desta segunda-feira (29), 481…

28 de abril de 2024

PM age rápido e prende grupo criminoso acusado de assaltos em CG e região

A Polícia Militar frustrou um grupo criminoso que estava agindo em Campina Grande e região,…

28 de abril de 2024