A Paraíba o tempo todo  |

UEPB e Cubanos articulam convênio

A reitora da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), professora Marlene Alves, recebeu nesta sexta-feira (22), a visita das professoras da Universidad de La Habana (Cuba), Ileana Capote Padrón e Thalía Riverón, no Gabinete da Reitoria, localizado no Campus I, em Bodocongó, Campina Grande.

Na ocasião, as docentes entregaram uma ‘Carta de Princípios’ destinada à assinatura de convênio futuro entre a UEPB e a instituição de ensino superior de seu país, para acordos específicos em áreas como saúde, tecnologia, esportes e cultura.

Elas destacaram as aulas do mini-curso ‘A teoria das Relações Internacionais e o mapa político da América Latina’, que ministraram no Departamento de Relações Internacionais da UEPB, em João Pessoa. Consideraram uma experiência positiva, que despertou o interesse dos estudantes.

Também participaram do encontro o chefe de gabinete da Reitoria, professor José Benjamim, e a diretora do Campus V da instituição paraibana, Terezinha de Jesus Costa.Segundo o chefe de gabinete, “o encontro das professoras cubanas com a reitora foi muito positivo para a UEPB, já que a Universidad de La Habana é um centro tradicional, consolidado no mundo inteiro e que poderá contribuir para aprimorar ainda mais o profissionalismo da universidade paraibana”.

Mini-curso – Na quinta-feira (21), as professoras finalizaram as atividades do mini-curso ‘A teoria das Relações Internacionais e o mapa político da América Latina’, promovido pelo Departamento de Relações Internacionais do Campus V da UEPB, em João Pessoa.

Durante oito dias, as cubanas transmitiram para os alunos da graduação em RI aplicações de fundamentos e bases teóricas da ciência política, avaliações sobre a complexidade das relações, aspectos da sociedade civil internacional, além de problemas ligados à globalização.

Para Thalía Riverón, a parceria entre as universidades serviu para promover um intercâmbio mais amplo entre as duas instituições. “Somos uma universidade antiga, fundada em 1728. Portanto, com 280 anos de existência e experiência. Isso mostra que será bastante interessante promover esse intercâmbio”, afirmou.

O encerramento das aulas contou com a presença da professora Terezinha Costa, diretora do Centro de Ciências Biológicas e Sociais Aplicadas (CCBSA), que agradeceu a participação e empenho das professoras durante o período de aulas e as presenteou com peças do artesanato paraibano.

 

Ascom /UEPB

    VEJA TAMBÉM

    Comunicar Erros!

    Preencha o formulário para comunicar à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta matéria do PBAgora.

      Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “PROSSEGUIR”, ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.
      Total
      0
      Compartilhe