O retorno das atividades presenciais no Campus da Universidade Estadual da Paraíba, em Campina Grande, está marcado para o próximo dia 25 de abril. A informação foi publicada pela reitoria da instituição nesta terça-feira (15), através de uma portaria, que prevê a retomada dos trabalhos acadêmicos e administrativos Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS), Centro de Ciências e Tecnologia (CCT) e Centro de Ciências Jurídicas (CCJ) do Câmpus I.
O novo alinhamento é fruto da reunião realizada ontem, com representantes do Diretório Central dos Estudantes (DCE), professores e pró-reitores. Entre a medidas discutidas estão a mudança do sistema de controle de acesso à Universidade utilizando catracas eletrônicas, ao invés do uso de detectores de metais.
De acordo com a reitora, professora Celia Regina, no encontro foram discutidas as ações de segurança que estão sendo implantadas na instituição após o homicídio registrado na Central Acadêmica Paulo Freire no dia 3 de abril.
“Foi uma reunião bastante importante que nós tivemos aqui no Gabinete da Reitoria com estudantes e com os pró-reitores e pró-reitoras de várias pastas. Foi apresentado o que a Universidade vem fazendo para que a gente tenha segurança mais efetiva na Universidade e ouvimos as solicitações de todos os estudantes e das estudantes também, analisando cada proposta, cada ação que a gente está fazendo”, explicou a gestora.
As análises apresentadas mostraram que seria praticamente inviável trabalhar com detectores de metal, principalmente por conta do grande volume de pessoas e da provável formação de filas. Também foi avaliada a questão do constrangimento que a revista contínua poderia causar aos docentes, técnicos e aos discentes. Por isso, está sendo discutido outro tipo de controle de acesso, que é a utilização de catracas, como também o uso de câmeras com identificação facial, digital ou com cartões.
O alinhamento também prevê que uma representação estudantil vai acompanhar todas as ações que a gestão vem realizando na implantação de novas ações de segurança. Ainda ficou acordado que na próxima reunião do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Consepe) será feita uma análise sobre o calendário acadêmico.
PB Agora
Acompanhe o PB Agora nas redes:
Na noite desse sábado (06), policiais militares do 17° BPM realizaram uma ação que resultou…
A Prefeitura Municipal de Capim, localizada na Zona da Mata paraibana, manifestou profundo pesar neste…
A Paraíba voltou a aparecer ser destaque na imprensa nacional protagonizando a capa de nova…
Na noite desse sábado (06), policiais militares do 2º Esquadrão do ROTAM prenderam um homem…
Na manhã deste domingo (07), policiais do 5º BPM prenderam um suspeito em flagrante por…
A Paraíba terá 926 inscritos participando da segunda etapa do Concurso Público Nacional Unificado (CPNU),…