O retorno das atividades presenciais no Campus da Universidade Estadual da Paraíba, em Campina Grande, está marcado para o próximo dia 25 de abril. A informação foi publicada pela reitoria da instituição nesta terça-feira (15), através de uma portaria, que prevê a retomada dos trabalhos acadêmicos e administrativos Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS), Centro de Ciências e Tecnologia (CCT) e Centro de Ciências Jurídicas (CCJ) do Câmpus I.
O novo alinhamento é fruto da reunião realizada ontem, com representantes do Diretório Central dos Estudantes (DCE), professores e pró-reitores. Entre a medidas discutidas estão a mudança do sistema de controle de acesso à Universidade utilizando catracas eletrônicas, ao invés do uso de detectores de metais.
De acordo com a reitora, professora Celia Regina, no encontro foram discutidas as ações de segurança que estão sendo implantadas na instituição após o homicídio registrado na Central Acadêmica Paulo Freire no dia 3 de abril.
“Foi uma reunião bastante importante que nós tivemos aqui no Gabinete da Reitoria com estudantes e com os pró-reitores e pró-reitoras de várias pastas. Foi apresentado o que a Universidade vem fazendo para que a gente tenha segurança mais efetiva na Universidade e ouvimos as solicitações de todos os estudantes e das estudantes também, analisando cada proposta, cada ação que a gente está fazendo”, explicou a gestora.
As análises apresentadas mostraram que seria praticamente inviável trabalhar com detectores de metal, principalmente por conta do grande volume de pessoas e da provável formação de filas. Também foi avaliada a questão do constrangimento que a revista contínua poderia causar aos docentes, técnicos e aos discentes. Por isso, está sendo discutido outro tipo de controle de acesso, que é a utilização de catracas, como também o uso de câmeras com identificação facial, digital ou com cartões.
O alinhamento também prevê que uma representação estudantil vai acompanhar todas as ações que a gestão vem realizando na implantação de novas ações de segurança. Ainda ficou acordado que na próxima reunião do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Consepe) será feita uma análise sobre o calendário acadêmico.
PB Agora