A Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) irá integrar um consórcio internacional para a construção e operação de um radiotelescópio que permitirá grandes avanços em pesquisas astrofísicas. De acordo com o professor Luciano Barosi, da Unidade Acadêmica de Física, o equipamento, que inicialmente seria construído no Uruguai, será instalado na Paraíba.
“Ainda não foi definido o local exato. Provavelmente será no Sertão”, adiantou. O projeto, denominado Bingo (sigla em Inglês para Oscilações acústicas de Baryon em Observações de Gás Neutro), é liderado pela Universidade de Manchester e conta com colaboradores no Reino Unido, Brasil, Suíça e Uruguai.
O radiotelescópio não terá partes móveis. Contará com dois espelhos de aproximadamente 40 metros de diâmetro cada. Com o equipamento, pesquisadores de vários países pretendem obter informações valiosas sobre diversos fenômenos espaciais, como a distribuição das galáxias, a expansão do Universo e a quantidade de matéria escura.
A assinatura do convênio com a UFCG deve acontecer nas próximas semanas. No dia de hoje, no auditório do Bloco CY2, haverá uma apresentação do projeto a pesquisadores interessados em participar do experimento. “A construção, manutenção e análise dos dados dependem de uma equipe multidisciplinar e consideramos importante que membros da comunidade acadêmica da Paraíba estejam diretamente envolvidos”, observou Barosi.
Redação com UFCG
A pré-matrícula ocorrerá de 02 a 06 de fevereiro de forma online. A Pró-Reitoria de…
A Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran) tornou público, neste domingo (1º), o Manual Brasileiro de…
A 41ª edição do Salão do Artesanato Paraibano se encerrou neste domingo (1°) com recorde…
A expectativa dos candidatos aprovados no último concurso da Educação da Paraíba deve começar a…
O ex-deputado federal Pedro Cunha Lima (PSD) anunciou recentemente que irá apoiar a pré-candidatura de…
Não é todo governante que tem coragem de dar passos concretos na valorização do funcionalismo…