O segundo dia de provas do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) começou às 13h (horário de Brasília) deste domingo (7) em todo país.
A previsão era de que as portas seriam fechadas às 12h55 (horário de Brasília), mas houve seis minutos de atraso na Uerj (Universidade do Estado do Rio de Janeiro), na zona norte da capital fluminense – onde o fechamento ocorreu às 13h01. Em São Paulo, na Uninove da Barra Funda, na zona oeste da capital paulista, o fechamento aconteceu sete minutos depois do previsto, às 13h02.
No exame de hoje, os estudantes respondem a 90 questões de múltipla escolha e fazem uma redação do tipo dissertativa. A grande novidade é que serão cobradas perguntas de idioma estrangeiro (inglês ou espanhol). A nova disciplina está alocada dentro da parte de linguagens, que tem 45 questões de múltipla escolha. Também serão exigidas 45 perguntas de matemática.
O tempo máximo para terminar o Enem é de cinco horas e meia – o estudante tem até 18h30 para deixar a sala de prova, uma hora a mais do que ontem. Caso termine antes, é liberado duas horas após o início da prova, ou seja, pode sair a partir das 15h.
O gabarito oficial do Enem sai até terça-feira (9), e os cadernos de questões serão disponibilizados na internet na segunda (8), segundo o MEC (Ministério da Educação). O R7 vai trazer a correção da prova feita por professores de cursinhos a partir das 19h30 desse domingo.
Primeiro dia apresentou problemas
No sábado (6), primeiro dia de provas, uma série de problemas prejudicou a aplicação do Enem. Devido a um erro no cartão de respostas que veio com o cabeçalho invertido – as 45 primeiras questões, da área de ciências humanas, vieram marcadas como sendo de ciências da natureza e vice-versa – o Inep (instituto do governo federal responsável pelo Enem) decidiu que os estudantes que quiserem poderão pedir uma correção diferenciada da prova.
O pedido para a correção pela ordem contrária das respostas deve ser feito pela página de acompanhamento da inscrição na internet. O formulário será aberto no meio da semana. A informação é do presidente do órgão, Joaquim Soares Neto
Em São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília, o R7 verificou atraso no fechamento das entradas dos locais de prova – o cerramento dos portões ocorreu entre 13h e 13h08, nas três cidades.
Houve violência em Minas Gerais onde um candidato trocou socos com seguranças na porta do Centro Universitário Newton Paiva, no bairro de Nova Granada, em Belo Horizonte. De acordo com a Polícia Militar, que foi acionada, a briga aconteceu porque o rapaz entrou pelo portão errado. Como faltavam poucos minutos para o fechamento dos portões, ele não teve tempo de chegar à entrada certa, que dava acesso ao local de prova. Com raiva, partiu para cima de um dos seguranças e foi imobilizado.
R7
A prefeita de Pocinhos, Eliane Galdino (Republicanos), anunciou na noite desta segunda-feira (9) um reajuste…
O casal Obama foi inquilino da Casa Branca por oito anos consecutivos. Barack Obama percorreu…
O governador e pré-candidato ao Senado, João Azevêdo (PSB) voltou a rebater às recentes declarações…
O deputado estadual Luciano Cartaxo manifestou discordância em relação à estratégia do PT nacional sobre…
O deputado federal e líder da oposição na Câmara Federal, Cabo Gilberto (PL), retornou de…
O governador da Paraíba, João Azevêdo (PSB), negou os rumores sobre um possível estremecimento na…