Quando pensamos em robótica geralmente associamos o tema a alta tecnologia, robôs super inteligentes e futurísticos. Entretanto, o professor de matemática, João Paulo Falcão, utiliza recursos mais modestos para trabalhar o conteúdo programático em sala de aula: ele adapta resíduos eletrônicos (sucatas) e transforma em materiais pedagógicos participativos.

Durante o primeiro dia do 16º Congresso Latino-americano de Software Livre e Tecnologias Abertas (Latinoware), João Paulo compartilhou um pouco de sua experiência com alunos da Escola Municipal Pedro Carnaúba, em Viçosa, no Alagoas. A palestra contou com abordagens teóricas e práticas.

Entre as atividades que os participantes puderam colocar a mão na massa estavam o “sustinho”, o “soprobô” e um carrinho sustentável. Tudo isso, usando materiais simples, acessíveis e de baixo custo como canudos, palitos de picolé, CDs descartados, papelão e muita criatividade. Além de reaproveitar equipamentos que muitas vezes acabam sendo descartados de forma imprópria e prejudicando o meio ambiente, a ideia é trazer mais dinamismo para sala de aula, envolvendo alunos em atividades que exigem colaboração, interação e muita prática.

De acordo com João, quando os alunos são inseridos no processo de ensino, eles se sentem mais valorizados e absorvem o conhecimento de forma mais fácil mesmo os conceitos mais “complicados” de matemática, física e robótica. “Tenho um aluno especial que não se concentrava em nenhuma outra matéria e reprovava constantemente.

Na minha aula ele é um dos mais aplicados e demonstrou avanços significativos”, detalhou complementando que incrementar novas abordagens aos processos tradicionais de educação é o cenário ideal para obter bons resultados com estudantes de todas as idades.

 

Por Humberto Júnior com ASSESSORIA DE IMPRENSA DA LATINOWARE

Deixe seu Comentário
Notícias relacionadas

Inscritos no Sisu 2020.2 poderão conferir o resultado nesta 3ª

Processo seletivo recebeu 814.476 solicitações Inscritos no Sistema de Seleção Unificada (Sisu) do segundo semestre de 2020 podem consultar, a partir de hoje (14), o resultado do processo seletivo. Caso…

Divulgado resultado da chamada regular do SiSU 2020.2

Cadastramento online dos classificados na UFCG começa nesta terça, dia 14, e segue até o dia 20.   O Sistema de Seleção Unificada (Sisu 2020.2) divulgou nesta terça-feira, dia 14, os…