Categorias: Educação

Reitora da UEPB se reúne com Comitê de Solidariedade

PUBLICIDADE

 

Compromisso voluntário, experiência gratificante, difícil realidade, sensação de dever cumprido. Estas foram algumas das palavras repetidas nesta segunda-feira (12), durante uma reunião que houve entre a reitora da UEPB, professora Marlene Alves, e a primeira delegação enviada à cidade Palmares (PE), pelo recém criado Comitê de Solidariedade da Universidade Estadual da Paraíba.

Na oportunidade, sediada na Sala dos Conselhos da UEPB, estavam presentes vários alunos e professores da primeira delegação, além de professores e gestores da Universidade que tornaram esta logística possível, a exemplo das representantes das pró-reitorias de Administração e Finanças, Célia Regina Diniz e Ronilda Braga, entre outros.

A reitora parabenizou a turma e reiterou o ineditismo e o excelente trabalho da UEPB neste processo. Feliz pelas atividades efetuadas pelo Comitê, Marlene ouviu atentamente os depoimentos dos participantes e o relatório desenvolvido pelas professoras Eliane Nogueira, coordenadora da missão, e Railda Fernandes – oriundas dos departamentos de Enfermagem e Psicologia, respectivamente.

“Ao deixarmos o abrigo, todos choraram. Foi uma grande emoção. Acreditamos que localmente a ação foi feita e percebemos que pelo menos um pouco pôde ser modificado. Num dos abrigos onde estivemos, por exemplo, havia uma circunstância muito delicada no primeiro dia. Mas, ao sairmos de lá, o panorama visto era outro, mais positivo, saudável e otimista. Não sei se isso permanecerá, mas queremos acreditar que sim”, relatou Railda.

“Estávamos na última semana de aulas e houve alunos que adiaram suas provas para se engajar na equipe. Isso é espírito voluntário. Devemos louvar estes estudantes”, afirmou a professora Eliane.

Tendo em vista as atividades efetuadas pela delegação da UEPB em Palmares – a exemplo da assistência prestada a sete alojamentos, equipes multidisciplinares presentes em abrigos, campanhas de vacinação, distribuição de alimentos, interatividade, escuta psicológica e dinâmicas, entre outras – o pensamento do grupo era unânime no que se refere à experiência vivida em Palmares: a semente da solidariedade foi bem plantada na região.

Experiências ricas em uma equipe multidisciplinar

O aluno de Educação Física da UEPB, Renan Siqueira, deu seu depoimento focando a importância do caráter multidisciplinar da equipe e do apoio mútuo observado entre os voluntários da UEPB. “Nas brincadeiras com as crianças, especialmente a de desenho, víamos que eles representavam sentimentos nas folhas de papel. Aí veio a interação com os estudantes de Psicologia, que tinham a possibilidade de interpretar aquele comportamento e se aproximar ainda mais delas”, disse Renan.

A estudante de Psicologia da UEPB, Lorena Bandeira, reforçou as palavras do colega. “Até os educadores físicos desenvolverem esta brincadeira, eu estava com dificuldades de chegar às crianças. Após a interação, foi bem mais fácil se aproximar e pude ter experiências com todas as faixas etárias”, relatou Lorena, que realizou assistência a idosos e escuta psicológica com adultos.

Sobre a equipe multidisciplinar, a professora Eliane destacou: “Em situações como esta, diferentes conhecimentos e abordagens são extremamente necessárias. Precisamos de tais profissionais para convencer uma criança a tomar vacina, por exemplo, e para lidar com diferentes emoções e indivíduos”, disse a coordenadora da delegação.

O estudante de Educação Física da UEPB, Paulo Wesley, que também é bombeiro, afirmou em seu depoimento o quanto a experiência lhe tocou, especialmente depois de oito anos na profissão, que muitas vezes lida com catástrofes e desencadeia um comportamento de distanciamento. “Queria que meus colegas sentissem o que eu senti nesta missão. Com o passar do tempo, acabamos perdendo a sensibilidade ao lidar com tragédias, mas esse contato mudou isso”, disse o participante.

Reflexões para o presente e o futuro

O ouvidor da UEPB e atual coordenador do Comitê de Solidariedade da Instituição, professor Jomar Ricardo, revelou ter certeza que os participantes da empreitada não voltaram os mesmos. “Desejo que a Universidade esteja sempre a serviço da população, como esteve neste momento, e que este ato solidário do Comitê se torne parte da política institucional”, disse.

O chefe de gabinete da Reitoria, José Benjamim, endossou as palavras de Jomar. Ele explanou que o olhar preocupado e cuidadoso da UEPB também está centrado em fomentar atitudes que possam amenizar as injustiças sociais. Ele ressaltou que o Comitê não foi criado para ser eventual. “Não queremos esperar a tragédia para fazer algo, devemos também refletir sobre nossas ações e quem sabe até nos antecipar à catástrofe, e não esperar por ela”, disse o professor.
O pró-reitor de Planejamento da UEPB, Rangel Junior, afirmou que também é papel da Instituição formar indivíduos sensíveis, dispostos a ajudar, irmanados do sentimento de humanidade e solidariedade.

A reitora Marlene Alves encerrou a reunião deixando seu desejo de permanência do Comitê de Solidariedade e da reflexão da experiência. “Porque queremos a UEPB formando não só o melhor profissional, mas a melhor pessoa”, concluiu a professora.
 

 

Redação com Assessoria

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Criança de 8 anos é ferida por foice lançada por vizinho em Picuí, Paraíba

Um menino de 8 anos foi vítima de uma agressão grave quando um vizinho atirou…

4 de maio de 2024

PM prende três suspeitos por porte ilegal de arma e soma 55 apreensões em fiscalizações de trânsito em 2024

As ações de fiscalização de trânsito da Polícia Militar da Paraíba realizadas nas últimas doze…

4 de maio de 2024

Governador revela prazo para definição de candidatura em Campina Grande: “São João é uma boa data, vai ter muita gente”

O governador da Paraíba, João Azevêdo, indicou o período junino como um marco para a…

4 de maio de 2024

PM recupera veículo de motorista de aplicativo após assalto e prende um suspeito em JP

A Polícia Militar agiu rapidamente e recuperou um veículo que havia sido roubado de um…

4 de maio de 2024

Suspeito fica preso em grampos de muro durante tentativa de assalto em João Pessoa

Um homem acabou preso em grampos instalados em um muro durante uma tentativa de assalto…

4 de maio de 2024

Jovem é executado com cerca de 15 tiros na cidade de Alhandra

Um jovem de 23 anos foi brutalmente assassinado com cerca de 15 tiros de arma…

4 de maio de 2024