Categorias: Educação

Professores, estudantes e técnicos promoverão hoje ato contra intervenção de Bolsonaro na UFCG

PUBLICIDADE

Professores, técnico-administrativos e estudantes da UFCG realizarão nessa sexta-feira, 19/30, a partir das 9h, em frente à reitoria da universidade, um ato público contra a intervenção do Governo Bolsonaro na instituição e a nomeação dos terceiros colocados na consulta eleitoral e na lista triplíce como reitor e vice-reitor, Antonio Fernandes e Mário Eduardo. Será o primeiro ato de repúdio depois que eles estão no efetivo exercício dos cargos.

O ato é promovido pelas entidades representativas dos três segmentos da UFCG, ADUFCG, SINTESUF e DCE-UFCG. A atividade foi uma das decisões da última assembleia universitária, realizada no dia 12 de março e que também deliberou pela montagem de um calendário permanente de ações contra a nomeação dos interventores.

As entidades cobram a renúncia de Antonio Fernandes e Mário Daniel e a posse dos candidatos eleitos pela comunidade universitária na consulta eleitoral, realizada em 2020 e na lista tríplice elaborada pelo colegiado pleno da universidade.

Mesmo com críticas públicas aos critérios antidemocráticos adotados na consulta eleitoral, que incluiu pesos diferenciados para os segmentos e a contagem e validação dos votos com base no universo de votantes e não no universo de votos válidos, as entidades entendem que o resultado do pleito deve ser respeitado, seguindo o direito da autonomia universitária.

Repúdio

Várias unidades acadêmicas e Centros da UFCG estão repudiando a intervenção do Governo Federal na universidade e a nomeação dos últimos colocados na consulta eleitoral, depois da publicação da nomeação, no dia 23 de fevereiro.

Entre eles estão o Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semi-árido – CDSA, Centro de Ciências Biológias e da Saúde – CCBS, os Conselhos Administrativo(CONSAD) e de Ensino, Pesquisa e Extensão(CEPE) do Centro de Humanidades, além das Unidades Acadêmicas de Psicologia, de Ciências Sociais e de Educação, entre outras.

Contato: José Irelânio – Pres ADUFCG – 9-9958-8750 , Daiane Araújo – pres DCE-UFCG – 9-9804-3692, Mário Victor – Pres. Sintesuf – 9-8716-1643.

Redação

PUBLICIDADE

Últimas notícias

STF mantém competência da Justiça Eleitoral na Operação Calvário; Fachin e Mendonça foram contrários

A Segunda Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) finalizou o julgamento de dois recursos interpostos…

29 de abril de 2024

Conselho Regional de Medicina e MP abrem sindicância para apurar erro médico no Trauma de CG

O Conselho Regional de Medicina da Paraíba (CRM-PB) determinou a abertura de sindicância para apurar…

29 de abril de 2024

Presidente da FIEPB, Cassiano Pascoal Pereira Neto cumpre agenda na Companhia Siderúrgica Nacional

O presidente da Federação das Indústrias do Estado da Paraíba - FIEPB, Cassiano Pascoal Pereira…

29 de abril de 2024

Duas vítimas do desabamento de casa de show no Altiplano estão em estado grave

Duas vítimas do desabamento ocorrido em uma casa de show no bairro do Altiplano, em…

29 de abril de 2024

MDB e Republicanos deixam divergências de lado e caminham juntos no Sertão: “Temos uma ótima convivência”, diz Veneziano

Com a proximidade do período eleitoral do mês de outubro, os partidos articulam cada vez…

29 de abril de 2024

Confira onde se vacinar contra influenza e covid-19 hoje, na capital

João Pessoa segue com pontos de vacinação nesta segunda-feira (29) para quem busca os imunizantes…

29 de abril de 2024