A Paraíba o tempo todo  |

Professores, estudantes e técnicos promoverão hoje ato contra intervenção de Bolsonaro na UFCG

Professores, técnico-administrativos e estudantes da UFCG realizarão nessa sexta-feira, 19/30, a partir das 9h, em frente à reitoria da universidade, um ato público contra a intervenção do Governo Bolsonaro na instituição e a nomeação dos terceiros colocados na consulta eleitoral e na lista triplíce como reitor e vice-reitor, Antonio Fernandes e Mário Eduardo. Será o primeiro ato de repúdio depois que eles estão no efetivo exercício dos cargos.

O ato é promovido pelas entidades representativas dos três segmentos da UFCG, ADUFCG, SINTESUF e DCE-UFCG. A atividade foi uma das decisões da última assembleia universitária, realizada no dia 12 de março e que também deliberou pela montagem de um calendário permanente de ações contra a nomeação dos interventores.

As entidades cobram a renúncia de Antonio Fernandes e Mário Daniel e a posse dos candidatos eleitos pela comunidade universitária na consulta eleitoral, realizada em 2020 e na lista tríplice elaborada pelo colegiado pleno da universidade.

Mesmo com críticas públicas aos critérios antidemocráticos adotados na consulta eleitoral, que incluiu pesos diferenciados para os segmentos e a contagem e validação dos votos com base no universo de votantes e não no universo de votos válidos, as entidades entendem que o resultado do pleito deve ser respeitado, seguindo o direito da autonomia universitária.

Repúdio

Várias unidades acadêmicas e Centros da UFCG estão repudiando a intervenção do Governo Federal na universidade e a nomeação dos últimos colocados na consulta eleitoral, depois da publicação da nomeação, no dia 23 de fevereiro.

Entre eles estão o Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semi-árido – CDSA, Centro de Ciências Biológias e da Saúde – CCBS, os Conselhos Administrativo(CONSAD) e de Ensino, Pesquisa e Extensão(CEPE) do Centro de Humanidades, além das Unidades Acadêmicas de Psicologia, de Ciências Sociais e de Educação, entre outras.

Contato: José Irelânio – Pres ADUFCG – 9-9958-8750 , Daiane Araújo – pres DCE-UFCG – 9-9804-3692, Mário Victor – Pres. Sintesuf – 9-8716-1643.

Redação

    VEJA TAMBÉM

    Comunicar Erros!

    Preencha o formulário para comunicar à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta matéria do PBAgora.

      Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “PROSSEGUIR”, ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.
      Total
      0
      Compartilhe