Categorias: Educação

Professores e técnicos da UEPB paralisam nesta 4ª em protesto contra corte de verbas

PUBLICIDADE

Os professores, bem como os técnicos administrativos da Universidade Estadual da Paraíba  (UEPB) paralisarão suas atividades amanhã, quarta-feira (22/05) para cobrar do Governo do Estado a abertura de negociação com categoria sobre sua pauta de reivindicações e para acompanhar a tramitação da Lei de Diretrizes Orçamentárias – LDO de 2020 e propor a recomposição das verbas para a universidade.

As atividades programadas para quarta-feira se concentrarão em João Pessoa, com um ato público a partir das 9h, em frente ao Palácio da Redenção.

Às 11h os docentes participarão de uma audiência Pública na Assembleia Legislativa da Paraíba sobre a LDO de 2020, com o objetivo de sensibilizar os deputados a garantir a retomada dos recursos subtraídos da UEPB.

A paralisação foi decidida na última assembleia geral da categoria, no dia 09/05 e estava condicionada ao fato do Governo do Estado não chamar a Associação dos Docentes – ADUEPB para uma negociação, o que terminou ocorrendo até o início dessa semana. Desde janeiro a entidade busca diálogo com o Governo, que tem ignorado todas as solicitações.

Os professores reivindicam na pauta protocolada no dia 08 de janeiro desse ano, compromisso inalienável com a educação pública superior; reposição de perdas salariais da ordem de 30,74% para ativos e aposentados; respeito a autonomia administrativa e financeira da UEPB; garantia da permanência e do fortalecimento dois oito campi da universidade; compromisso com a previdência pública dos servidores do Estado e o engajamento do Governo para garantir a permanência de duas entradas anuais para os cursos de graduação na UEPB.

Há cinco anos os professores da UEPB não recebem nenhum tipo de reposição salarial e as progressões de carreira estão congeladas por tempo indeterminado.

De acordo com o professor Nelson Junior, presidente da ADUEPB, ” a Associação tem tentado abrir o diálogo desde o início do atual governo. Para tanto dia 8 de janeiro entregamos nossa pauta com pedido de audiência no gabinete do governador, dia 7 de março entregamos pessoalmente ao Gov. João Azevedo em Campina Grande, tivemos audiências com parlamentares Federais e Estaduais da base do governo, demandando apoios na busca de negociação, o que acabou por não acontecer. Depois de todas essas tentativas a categoria decidiu em Assembleia geral por um dia de paralisação como forma de chamar a atenção do governo para a realidade da UEPB. Queremos negociação Já!”

CONSELHO

Para amparar a reivindicação dos professores, a categoria conseguiu aprovar no Conselho Universitário da UEPB, no dia 02 de abril, uma resolução que autoriza uma reposição salarial de 15% para todos os professores e servidores técnico-administrativos da instituição, retroativa a janeiro desse ano. A resolução foi enviada ao Governo do Estado, com a solicitação da elaboração de um decreto aplicando a atualização dos salários.

 

Redação com Aduepb

 


Certificado digital mais barato para advogados e contadores. Clique e saiba como adquirir

 

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Paraíba inicia semana com alerta de chuvas e ventos fortes para 156 municípios de todas as regiões

Neste domingo (28), o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta de chuvas intensas…

28 de abril de 2024

Colombianos são detidos por suspeita de extorsão e agressão em João Pessoa

Dois colombianos foram presos nesse sábado (27) sob suspeita de extorsão, ameaças e agressão a…

28 de abril de 2024

PM age rápido e prende grupo criminoso acusado de assaltos em CG e região

A Polícia Militar frustrou um grupo criminoso que estava agindo em Campina Grande e região,…

28 de abril de 2024

Sousa e Iguatu empatam sem gols na estreia da Série D do Brasileiro

Na tarde deste domingo (28), no Estádio Marizão, no Sertão paraibano, Sousa e Iguatu se…

28 de abril de 2024

57 postos de JP são notificados e terão que explicar aumento no preço do litro da gasolina

O Procon-JP notificou 57 postos de combustíveis de João Pessoa para que expliquem o aumento…

28 de abril de 2024

Jovem é morto a tiros no meio da rua, no Sertão paraibano

No início da tarde deste domingo (28), um jovem foi assassinado a tiros no bairro…

28 de abril de 2024