A Paraíba o tempo todo  |

Professores e técnicos da UEPB paralisam nesta 4ª em protesto contra corte de verbas

Os professores, bem como os técnicos administrativos da Universidade Estadual da Paraíba  (UEPB) paralisarão suas atividades amanhã, quarta-feira (22/05) para cobrar do Governo do Estado a abertura de negociação com categoria sobre sua pauta de reivindicações e para acompanhar a tramitação da Lei de Diretrizes Orçamentárias – LDO de 2020 e propor a recomposição das verbas para a universidade.

As atividades programadas para quarta-feira se concentrarão em João Pessoa, com um ato público a partir das 9h, em frente ao Palácio da Redenção.

Às 11h os docentes participarão de uma audiência Pública na Assembleia Legislativa da Paraíba sobre a LDO de 2020, com o objetivo de sensibilizar os deputados a garantir a retomada dos recursos subtraídos da UEPB.

A paralisação foi decidida na última assembleia geral da categoria, no dia 09/05 e estava condicionada ao fato do Governo do Estado não chamar a Associação dos Docentes – ADUEPB para uma negociação, o que terminou ocorrendo até o início dessa semana. Desde janeiro a entidade busca diálogo com o Governo, que tem ignorado todas as solicitações.

Os professores reivindicam na pauta protocolada no dia 08 de janeiro desse ano, compromisso inalienável com a educação pública superior; reposição de perdas salariais da ordem de 30,74% para ativos e aposentados; respeito a autonomia administrativa e financeira da UEPB; garantia da permanência e do fortalecimento dois oito campi da universidade; compromisso com a previdência pública dos servidores do Estado e o engajamento do Governo para garantir a permanência de duas entradas anuais para os cursos de graduação na UEPB.

Há cinco anos os professores da UEPB não recebem nenhum tipo de reposição salarial e as progressões de carreira estão congeladas por tempo indeterminado.

De acordo com o professor Nelson Junior, presidente da ADUEPB, ” a Associação tem tentado abrir o diálogo desde o início do atual governo. Para tanto dia 8 de janeiro entregamos nossa pauta com pedido de audiência no gabinete do governador, dia 7 de março entregamos pessoalmente ao Gov. João Azevedo em Campina Grande, tivemos audiências com parlamentares Federais e Estaduais da base do governo, demandando apoios na busca de negociação, o que acabou por não acontecer. Depois de todas essas tentativas a categoria decidiu em Assembleia geral por um dia de paralisação como forma de chamar a atenção do governo para a realidade da UEPB. Queremos negociação Já!”

CONSELHO

Para amparar a reivindicação dos professores, a categoria conseguiu aprovar no Conselho Universitário da UEPB, no dia 02 de abril, uma resolução que autoriza uma reposição salarial de 15% para todos os professores e servidores técnico-administrativos da instituição, retroativa a janeiro desse ano. A resolução foi enviada ao Governo do Estado, com a solicitação da elaboração de um decreto aplicando a atualização dos salários.

 

Redação com Aduepb

 


Certificado digital mais barato para advogados e contadores. Clique e saiba como adquirir

 

    VEJA TAMBÉM

    Comunicar Erros!

    Preencha o formulário para comunicar à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta matéria do PBAgora.

      Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “PROSSEGUIR”, ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.
      Total
      0
      Compartilhe