Categorias: Educação

Prefeitura entrega escola-padrão na Capital

PUBLICIDADE

A rede municipal de ensino recebe mais uma benfeitoria da Prefeitura de João Pessoa (PMJP), fruto de investimento na melhoria da estrutura da educação. Nesta quarta-feira (25), foi inaugurada a Escola Municipal Educador Francisco Pereira Nóbrega, localizada na Rua Elias Cavalcanti, na comunidade Boa Esperança, no bairro do Cristo Redentor.

A Francisco Pereira da Nóbrega faz parte do conjunto de escolas-padrões que vêm sendo construídas pela atual gestão municipal. A unidade possui dez salas de aula, laboratórios de ciências e informática, biblioteca, auditório, refeitório, coordenação pedagógica, sala de professores, secretaria, arquivo, diretoria, pátio coberto, cozinha e duas baterias de banheiros (uma em cada piso). Também foi inserida no complexo a construção de quadra poliesportiva com 620 metros quadrados.

Mais de 1.200 estudantes residentes na comunidade Boa Esperança serão beneficiados pela unidade de ensino, orçada em R$ 2.010.556,79 em recursos do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb). O cadastro de matrículas para os alunos novatos poderá ser feito a partir da próxima segunda-feira (30), nos turnos da manhã e tarde. Segundo Luciane Coutinho, chefe de Gabinete da Secretaria de Educação e Cultura (Sedec), serão abertas turmas do Ensino Fundamental I e II e Ensino de Jovens e Adultos (EJA).

"Esta é uma obra que há muitos anos a comunidade almeja. Muitos alunos residentes na comunidade Boa Esperança estão matriculados em escolas de bairros circunvizinhos, e esse deslocamento é sempre complicado. Nossa previsão é que esses alunos sejam todos transferidos para a Francisco Pereira da Nóbrega, garantindo assim educação de qualidade próximo às suas casa", comentou Luciane Coutinho.

Quem foi – Francisco Pereira Nóbrega nasceu em 24 de abril de 1928 na cidade de Nazarezinho, interior da Paraíba. Filho de Jarda Nóbrega e de Francisco Pereira Dantas, um dos maiores ícones da história do cangaceirismo, se destacou como educador, filosofo e cronista, atividades que exerceu ao longo da sua vida.

Pereira da Nóbrega lecionou no antigo Instituto Central de Filosofia e Ciências Humanas (ICFCH) da Universidade Federal da Paraíba, de 1966 a 1968. Retornou no final da década de 1970 para a mesma universidade, agora fazendo parte do Departamento de Filosofia. Em 1978, implantou o mestrado em Filosofia na UFPB, sendo também coordenador do Curso de Graduação em Filosofia da instituição. Já como cronista, seus escritos mais marcantes foram publicados no jornal ‘Correio da Paraíba’. O mestre, que agora se eterniza tendo o seu nome em uma escola da rede municipal de ensino, faleceu no dia 22 de janeiro de 2007, em João Pessoa.

SECOM

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Paraíba inicia semana com alerta de chuvas e ventos fortes para 156 municípios de todas as regiões

Neste domingo (28), o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta de chuvas intensas…

28 de abril de 2024

Colombianos são detidos por suspeita de extorsão e agressão em João Pessoa

Dois colombianos foram presos nesse sábado (27) sob suspeita de extorsão, ameaças e agressão a…

28 de abril de 2024

PM age rápido e prende grupo criminoso acusado de assaltos em CG e região

A Polícia Militar frustrou um grupo criminoso que estava agindo em Campina Grande e região,…

28 de abril de 2024

Sousa e Iguatu empatam sem gols na estreia da Série D do Brasileiro

Na tarde deste domingo (28), no Estádio Marizão, no Sertão paraibano, Sousa e Iguatu se…

28 de abril de 2024

57 postos de JP são notificados e terão que explicar aumento no preço do litro da gasolina

O Procon-JP notificou 57 postos de combustíveis de João Pessoa para que expliquem o aumento…

28 de abril de 2024

Jovem é morto a tiros no meio da rua, no Sertão paraibano

No início da tarde deste domingo (28), um jovem foi assassinado a tiros no bairro…

28 de abril de 2024