Hoje, 15, data nacional dos professores, o senador Vital do Rêgo (PMDB-PB), o deputado federal eleito o ex-prefeito de Campina Grande Veneziano Vital do Rêgo (PMDB) e a deputada federal e primeira suplente do Senado Nilda Gondim (PMDB-PB) saúdam toda a categoria e lembram que sempre terão em seus mandatos a legítima postulância pela qualidade do ensino nacional, pela consolidação da Educação como grande meta estratégica de nosso desenvolvimento.
Vital que foi o relator do Plano Nacional da Educação (PNE) parabenizou todos os professores por seu dia e disse que o Brasil tem uma dívida com a educação. Neste âmbito o senador paraibano vem trabalhando com a liberação de recursos para que isso aconteça. Sabemos e apoiamos a luta dos professores pelo reconhecimento e fortalecimento da atividade profissional. “Educação de qualidade: Sempre.”
Segundo ele, hoje em dia os professores têm um papel social maior, estão mais envolvidos e engajados no exercício da profissão, pois as metodologias de ensino mudaram muito de uns anos pra cá. Para o parlamentar o professor deixou de ser visto como o detentor do saber, o dono da razão, e foi reconhecido como o instrumento que proporciona a circulação do conhecimento dentro da sala de aula. Isso acontece em razão da mudança do seu modo de agir, a maneira em que conduz as aulas, pois considera os conhecimentos que os alunos levam consigo, fazendo com que cada um manifeste a sua opinião acerca dos assuntos discutidos.
Ao longo dos governos do ex-presidente Luís Inácio Lula da Silva e agora com a presidente Dilma Rousseff segundo Vital do Rêgo, foi promovido grandes avanços nessa área, ele destacou as inciativas como as do Fundeb (Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação Básica) e do programa TOPA (Todos Pela Alfabetização), que tem contribuído junto com os professores para a alfabetização de milhões de brasileiros.
Vital se disse um apaixonado pela educação e revelou estar sempre contribuindo para o aperfeiçoamento desses profissionais, citou como exemplo e entrega em parceira com os governos do ex-prefeito Veneziano Vital do Rêgo de notebooks para professores da rede municipal de ensino da Rainha da Borborema. “Foi um sonho que consegui realizar, ainda quando deputado federal, onde destinei recursos para a compra dos primeiros 200 computadores portáveis, na gestão de Vené. Agora ganhei um reforço aqui em Brasília, o deputado federal Veneziano, como maior contribuidor para a melhoria da educação em Campina onde cidade deu um expressivo salto na qualidade e na ampliação de oportunidades, com a reconstrução e modernização de 150 escolas municipais, implantando manutenção preventiva ou corretiva e melhorando a vida de aproximadamente 33 mil jovens e adultos”, afirmou.
Para a deputada federal Nilda Gondim foi nos governo de Veneziano que se deu atenção especial à inclusão digital. Com recursos próprios e em parceria com o Governo Federal, se construiu e equipou laboratórios de informática em várias escolas, que hoje oferecem cursos de iniciação à informática e específicos, na área de computação, para toda a comunidade.
“Quando Veneziano assumiu, em 2005, só existiam 5 laboratórios nas escolas de Campina. Ao final da gestão, já eram mais de 70 implantados, alguns em parceria com o Proinfo, do Governo Federal, via minha interlocução em Brasília”, destacou Nilda.
Segundo Veneziano, foi na sua gestão que se implantou o Plano de Cargos, Carreira e Remuneração do Magistério que beneficiou cerca de 1.800 servidores, sendo 1.200 professores, através de concursos públicos, sua gestão ampliou de 170 para 334 o número de profissionais da equipe de apoio pedagógico. Também nomeou 744 concursados, só na Educação; e concedeu mais de 500 ascensões verticais.
O cabeludo também implantou um modelo de qualificação nutricional da merenda escolar, o que garantiu uma aprovação na qualidade da merenda de 87% por parte dos pais. Também implantou na cidade o Pro-Jovem Urbano.
Vital do Rêgo também já assegurou recursos para o Programa Brasil Alfabetizado que ultrapassam os R$ 355 mil para os municípios de Aguiar, Esperança, Cachoeira dos Índios e João Pessoa. “Temos que despertar na população desde cedo o interesse pela educação. Elevar o nível de escolaridade é assegurar um futuro melhor para todos. A educação é uma ferramenta da mobilidade social, que pode melhorar as condições de vida de milhões de brasileiros. Juntos eu, Vené e Nilda vamos continuar lutando pela melhoria na educação do povo visando proporcionar oportunidades e igualdade para as futuras gerações”, declarou o parlamentar.
Ascom