Categorias: Educação

Ministério da Educação quer unificar vestibulares

PUBLICIDADE

O ministro da Educação, Fernando Haddad, acaba de levantar a bandeira da unificação dos processos seletivos nas universidades federais de todo o Brasil. A ideia é criar uma avaliação única para todas as instituições, onde o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) possa ser usado na primeira fase e o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inpe) garanta o processo de seleção da segunda fase. Para o ministro, a proposta possibilita o fim dos atuais vestibulares que privilegiam a memorização em detrimento da capacidade analítica do estudante.

A mudança, segundo o ministro, será positiva para os alunos do ensino médio, que não precisarão mais se apegarem às fórmulas de decorar.
Além de facilitar a vida dos que gostariam de fazer um curso em outro estado, mas não têm recursos para viajar para fazerem as provas. Haddad espera poder testar a nova medida em 2010, mesmo que seja em uma área específica do conhecimento.

Atualmente, cada instituição desenvolve seu próprio vestibular e o MEC não pode impor uma nova regra devido a autonomia universitária.
A rede federal está em mais de 200 municípios, com 227 mil vagas de ingressos. Segundo a Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes), o ministro já levou a proposta à entidade, mas ainda não há uma data para o início das discussões, que prometem gerar polêmica. – Qualquer aprimoramento do processo seletivo tem o nosso apoio, desde que respeite algumas prerrogativas – afirma o secretário-executivo da Andifes, Gustavo Balduíno.

– Entre elas, a segurança na aplicação e correção das provas, a qualidade do aluno que ingressará e a interatividade com o Ensino Médio.
Para Balduíno, uma possível vantagem que o modelo proposto pode trazer é dar fim a possibilidade dos alunos mais abastados realizarem vestibular em diversas universidades, democratizando o acesso às mesmas. Por outro lado, a Andifes preocupa-se com a possibilidade de que um grupo vá para as melhores universidades e um outro, que não teve as mesmas condições no ensino básico, vá para "instituições não consolidadas", cristalizando dessa maneira o cenário universitário.

Prova complexa A dificuldade de elaboração de uma prova que analise, de fato, a capacidade cognitiva de forma multidisciplinar será, na opinião da Andifes, uma barreira para a aceitação da proposta. Presidente da Comissão de Educação do Senado e professor da Universidade Federal do Paraná, o senador Flávio Arns (PT-PR) concorda: – É muito difícil pensar em um vestibular unificado para realidades tão diferentes – avalia. – E o vestibular de hoje merece ser repensado. É preciso fazer uma prova voltada para o cidadão que se deseja ter, crítico e participante.

Apesar de acreditar que a unificação não será aceita pelas universidades, o senador acredita que a proposta já é válida só pelo debate que irá levantar em torno dos processos seletivos que vigoram no Brasil.

O petista garantiu que levará o tema para ser discutido na comissão nas próximas semanas.

O pró-reitor de graduação da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Mauro Mendes Braga, acredita que a proposta parte de uma preocupação legítima de Haddad, mas garante que é uma iniciativa difícil de implementar, principalmente em um prazo tão curto.

A UFMG, por exemplo, não estaria preparada já em 2010.

De acordo com Mendes, as instituições federais de Minas Gerais planejam fazer um consórcio para que a primeira fase dos vestibulares seja unificada. Sistema semelhante vigorou no estado do Rio de Janeiro na década de 70.

É muito difícil pensar em um vestibular unificado para realidades tão diferentes. E o vestibular merece ser repensado senador Flávio Arns (PT-PR) presidente da Comissão de Educação "

Jornal do Brasil

PUBLICIDADE

Últimas notícias

DIA DAS MÃES: diferença no preço do perfume feminino pode chegar a mais de R$ 200, em JP

Para o consumidor que pretende presentear com perfumes no Dia das Mães, comemorado no segundo…

28 de abril de 2024

Eleitores têm até 8 de maio para regularizar o título, transferir e votar

Eleitores de todo o país devem resolver suas pendências com a Justiça Eleitoral até o…

28 de abril de 2024

Litoral e Agreste da Paraíba estão sob novo alerta de chuvas intensas, segundo previsão do Inmet

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um novo alerta de chuvas intensas para o…

28 de abril de 2024

Mulher é detida por suspeita de esfaquear companheiro no Sertão da Paraíba

Uma mulher de 24 anos foi detida após supostamente esfaquear seu companheiro, de 34 anos,…

28 de abril de 2024

Sine-PB disponibiliza mais de 480 vagas de emprego a partir de segunda-feira

O Sistema Nacional de Emprego da Paraíba (Sine-PB) disponibilizará, a partir desta segunda-feira (29), 481…

28 de abril de 2024

PM age rápido e prende grupo criminoso acusado de assaltos em CG e região

A Polícia Militar frustrou um grupo criminoso que estava agindo em Campina Grande e região,…

28 de abril de 2024