Categorias: Educação

Instituto Histórico e UFCG realizam evento

PUBLICIDADE

Nesta quarta-feira, dia 18, a partir das 18h30, o Teatro Municipal Severino Cabral sediará o “I Encontro Documentos, Memória, Preservação e Difusão: Experiências de Pesquisas Histórico-Documentais” .

O Projeto Resgate de Documentação Histórica Barão do Rio Branco (Projeto Resgate) foi criado institucionalmente, em 1995, por meio de protocolo assinado entre as autoridades portuguesas e brasileiras no âmbito da Comissão Bilateral Luso-Brasileira de Salvaguarda e Divulgação do Patrimônio Documental (COLUSO). Tem como objetivo principal disponibilizar documentos históricos relativos à História do Brasil existentes em arquivos de outros países, sobretudo Portugal e demais países europeus com os quais tivemos uma história colonial imbricada.

O evento é uma realização da UFCG, Parque Tecnológico da Paraíba, Projeto “Catálogo Geral dos Manuscritos Avulsos e em Códices Referentes à História Indígena e Escravidão Negra no Brasil” e conta com o apoio do Instituto Histórico de Campina Grande “Casa Elpídio de Almeida”.

 

Os palestrantes são Esther Caldas Guimarães Bertoletti, Doutora Honoris Causa – 2012 (UFBA) pelo reconhecimento no Brasil e no exterior diante da sua atuação na salvaguarda e difusão das fontes históricas, Sócia do Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro e André Ricardo Heráclio do Rêgo, Pós Doutorando PUC Lisboa-PT, Diplomata e Conselheiro da CPLP (Comunidade de Países de Língua Portuguesa), Lisboa, Portugal.

A coordenação dos trabalhos está a cargo da Doutora Juciene Ricarte Apolinário, Professora da Unidade de História da UFCG e Vice Presidente do Instituto Histórico de Campina Grande.

Apóiam na organização Janaílson Macedo Luiz, Thomas Bruno Oliveira e Maria Ida Steinmuller, presidente do Instituto Histórico de Campina Grande.

Na oportunidade serão entregues diplomas dos novos sócios do IHCG e lançamento de livros dos sócios e historiadores convidados.

 

Sobre o Projeto Resgate Barão do Rio Branco

 

Desde 1996, o Ministério da Cultura coordena o Projeto Resgate, iniciativa bilateral Portugal/Brasil conduzida no contexto das comemorações dos 500 anos do descobrimento. O significado e importância da proposta residem no apoio à preservação da memória histórica nacional e na democratização do acesso ao patrimônio documental brasileiro. Teve ampla participação da comunidade científica, de empresas privadas e de várias instituições estatais, nos dois lados do Atlântico (agências de fomentos à pesquisa, universidades, secretarias de estado da cultura, prefeituras, fundações, arquivos estaduais, Ministérios da Cultura, da Ciência e Tecnologia e das Relações Exteriores etc.). Mais de 110 instituições públicas e privadas, brasileiras e portuguesas e mais de uma centena de pesquisadores desenvolveram iniciativa sem precedentes na preservação em meio digital dos suportes documentais da memória nacional.

 

Aproximadamente 150.000 documentos dos sécs. XVI-XIX (cerca de 1,5 milhão de páginas manuscritas) relativos a 18 capitanias da América portuguesa e depositados no renomado Arquivo Histórico Ultramarino de Lisboa (AHU) – o maior acervo de documentação colonial brasileira no exterior – foram descritos, classificados, microfilmados e digitalizados. Publicaram-se 20 catálogos em 27 volumes, quatro guias de fontes e 380 CD-ROMs de documentos digitalizados. O penúltimo catálogo da documentação (Capitania da Bahia) está no prelo. No Brasil, os arquivos estaduais receberam cópia microfilmada da documentação pertinente ao passado colonial de seus respectivos territórios e a Biblioteca Nacional acolheu toda a coleção de microfilmes.

 

 

 

Redação com assessoria

PUBLICIDADE

Últimas notícias

JP: Defesa Civil mapeia pontos de alagamento para apontar solução definitiva do problema

A Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil (Compdec-JP) está realizando o mapeamento dos pontos…

8 de maio de 2024

João apresenta conjunto de obras a inaugurar e a autorizar no valor de R$ 2 bi em parceria com o governo federal

O governador João Azevêdo se reuniu, nesta quarta-feira (8), em Brasília, com o ministro das…

8 de maio de 2024

Mulher é assassinada a facadas em Patos em plena luz do dia; ex-marido é suspeito

Uma mulher foi assassinada a golpes de faca na manhã desta quarta-feira (8) no município…

8 de maio de 2024

Por unanimidade, ALPB converte para “convite” convocação de auxiliares e secretário de Educação para prestar esclarecimentos

A secretária executiva de gestão pedagógica da Educação, Maria Elisabeth de Araújo, não compareceu à…

8 de maio de 2024

Cagepa doará 10 mil copos de água potável semanalmente para vítimas das chuvas no Rio Grande do Sul

Diante da situação emergencial provocada pelas intensas chuvas que assolam o estado do Rio Grande…

8 de maio de 2024

Delegacia Especializada de Crimes Cibernéticos deflagra operação e prende homem acusado de abuso sexual infantil no Sertão

Foi deflagrada na manhã de hoje (08), uma operação da Delegacia Especializada de Crimes Cibernéticos…

8 de maio de 2024