Por Humberto Júnior

Lançado nesta quarta-feira (4), o programa “Eu Capacito” do Movimento Brasil Digital oferecerá dois cursos relacionados à tecnologia blockchain, segundo o cronograma de capacitação tecnológica.

No total, são oferecidas 1.400 horas de capacitação gratuita em áreas como tecnologia e empreendedorismo no programa “Eu Capacito”, incluindo um curso sobre blockchain que ensinará aos usuários como criar um contrato inteligente (smart contracts).

Promovido por grandes empresas como Google, Microsoft e FIAP, o Movimento Brasil Digital “busca construir propostas que tragam tecnologia e inovação para o centro de estratégia do Brasil”.

Curso blockchain de graça

O programa de formação “Eu Capacito” possui dois cursos em que a tecnologia blockchain é citada. Sendo assim, no “Blockchain Advanced” os candidatos podem aprender conceitos mais aprofundados, como “cadeia de blocos” e “algoritmo de consenso”.

Por outro lado, existe um curso mais abrangente que deve também falar sobre a tecnologia blockchain. Assim, chamado de “Soluções Tecnológicas Emergentes”, o curso de capacitação também abortada a “IoT, Inteligência Artificial, Realidades e Paralelas”.

Nesse caso, a duração do curso terá apenas 40 horas, e os interessados para a capacitação em tecnologias emergentes podem se inscrever através deste link. Segundo o cronograma do curso “Soluções Tecnológicas Emergentes”, alguns temas devem ser abordados entre os alunos, como:

  • Design Thinking
  • Inovação Tecnologia
  • Criatividade
  • Economia
  • Inovação
  • Realidade Virtual
  • Realidade Aumentada
  • Holográfico
  • Design Sprint
  • Inovação
  • Smart City
Ensino avançado

O programa Eu Capacito do Movimento Brasil Digital também oferece um curso avançado sobre a tecnologia blockchain que terá duração de 100 horas no total. Além de falar sobre contratos inteligentes, alguns tópicos podem ter relação com a rede Ethereum.

A descrição do curso “Blockchain Advanced” cita tópicos relacionados ao Bitcoin, como os forks que a criptomoeda já teve nos últimos anos, por exemplo. No curso, os alunos devem aprender também sobre o consenso de Prova de Trabalho (PoW) e a Prova de Participação (PoS).

“Neste módulo avançado de Blockchain, você vai conhecer aplicações que estão mudando os paradigmas de negócios e ainda vai aprender na prática a criar smart contracts.”

Programa do Google

O programa Eu Capacito é resultado da união de grandes empresas como o Google, que criaram um grupo em 2018 envolvendo entidades do setor privado e público.

O objetivo do ‘programa do Google’ é fomentar a capacitação tecnológica e a inovação no Brasil, sendo o “Eu Capacito” o resultado de um programa de capacitação pensado em oferecer cursos de forma gratuita para a população.

“Com o ‘Eu Capacito’, o Movimento Brasil Digital pretende promover a capacitação profissional gratuita e ações educacionais da iniciativa privada, principalmente aquelas focadas em habilidades de tecnologia.”

Assim, além do Google existem outras 26 empresas que fazem parte do Movimento Brasil Digital, que oferece dois cursos sobre a tecnologia blockchain com inscrições abertas a partir desta quarta (4).

Link para o programa: Eu Capacito

Com informações de: Cointelegraph Brasil

Por Humberto Júnior

Deixe seu Comentário
Notícias relacionadas

UEPB divulga 11ª chamada da lista de espera do Sisu 2020.2

A Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) divulgou, a 11ª chamada para candidatos da lista de espera do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) 2020.2. As matrículas dos aprovados nesta etapa, para…

Candidatos infectados por covid-19 terão nova chance de fazer Enem

Candidatos ao Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2020 que forem diagnosticados por alguma doença infectocontagiosa, como o novo coronavírus e, portanto, estiverem impossibilitados de fazer as provas por este…