Categorias: Educação

Estudantes desenvolvem projeto com cultivo de alimentos para doação

PUBLICIDADE

 Inspirados nos versos do hino da Escola Agrotécnica do Cajueiro do Câmpus IV da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), que ressalta a importância de “aprender a produzir produzindo”, quatro estudantes do terceiro ano do Curso Técnico em Agropecuária – Modalidade Integrado, resolveram colocar em prática todo o conhecimento adquirido ao longo do curso, investindo na preparação e plantio de uma área nas instalações do Câmpus de Catolé do Rocha para o setor de Fruticultura.

 

Leandro Lima, Denylson Alves, Jonathas Figueiredo Lima e Wagner Bernardo compraram as sementes, os canos de irrigação, adubos e se envolveram diretamente em todas as etapas da produção desde a coleta de solo para análise, cálculo de adubação e irrigação, montagem do sistema de irrigação, escolha das espécies a serem cultivadas, semeadura, limpeza da área, manutenção das áreas de cultivo, até a criação e instalação de viveiro, cálculo dos custos de produção e criação de um sistema para irrigação da compostagem.

 

Desde junho até agora, os alunos já produziram melão, jerimum, couve, alface, melancia, salsa, tomate cereja, além de revitalizarem a produção de caju. A colheita já começou a ser realizada e os estudantes decidiram doar a produção, com a entrega de quatro caixas de melão a creche Municipal Terezinha Pereira Nero. Para as próximas colheitas outras instituições serão contempladas.

 

O plantio e cultivo das hortaliças foram feitos em uma área medindo cerca de 1.600 metros quadrados, localizada no setor de Fruticultura existente dentro da Escola Agrotécnica do Cajueiro. A água é retirada de uma cacimba que foi aberta no Câmpus. O adubo utilizado na produção das hortaliças também foi feito pelos estudantes, usando esterco de gado e de cabra. Para isso, eles transformaram uma área do setor em uma espécie de usina de compostagem.

 

Quando questionados do por que desta iniciativa, Leandro explica que sempre teve o sonho de produzir alimentos para as pessoas, porque esta é uma profissão nobre. Denylson comenta que aliar os conhecimentos a prática complementa sua formação e que esta é sua verdadeira vocação. Jonathas diz que sempre teve o sonho de ajudar a diminuir a fome no mundo e que trabalhar com os amigos é uma grande alegria. Já Wagner sempre pensou em ser um empreendedor e quer obter o máximo de conhecimentos.

 

A iniciativa dos estudantes foi apoiada pela professora orientadora Elaine Gonçalves Rech e pela direção do Centro de Ciências Humanas e Agrárias (CCHA) do Câmpus IV. A professora destaca que sente-se muito orgulhosa, como orientadora, de ver o profissionalismo, dedicação, determinação, empenho, amizade e solidariedade dos jovens. “Alunos assim fazem a diferença”, ressalta.

 

Elaine Gonçalves disse que ficou surpreendida com o resultado do trabalho. A experiência, segundo ela, não só resultou em bons frutos, mas ainda estimulou outros estudantes do curso a investirem em projetos semelhantes. Segundo antecipou a professora, o próximo passo dos estudantes será ampliar o projeto, desta vez cultivando apenas melancia. “Desde que eles me procuraram e solicitaram o apoio para o projeto, percebi que seria uma iniciativa interessante. Eu tenho apenas acompanhado o trabalho, mas tudo é feito por eles”, frisou a professora.
 

Redação com assessoria

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Brasil recupera desempenho de alfabetização do período pré-pandêmico

O Brasil recuperou o desempenho de alfabetização que era observado antes da pandemia de Covid-19.…

28 de maio de 2024

Câmaras Municipais de Teixeira e Taperoá e Pasta da Educação de João Pessoa têm contas aprovadas

A 2ª Câmara do Tribunal de Contas da Paraíba aprovou, na manhã desta terça-feira (28),…

28 de maio de 2024

PMJP abre inscrições em seleção para preenchimento de vagas temporárias na Saúde

A Prefeitura de João Pessoa, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), publicou um…

28 de maio de 2024

João recebe homenagem das Associações Nacional e Estadual dos Procuradores em reconhecimento à valorização da categoria

O governador João Azevêdo recebeu, nesta terça-feira (28), na Granja Santana, em João Pessoa, a…

28 de maio de 2024

Cartaxo volta a pregar união com Cida e garante que não deixará PMJP para alçar voos maiores em 2026

Na esteira da decisão do Partido dos Trabalhadores (PT) de lançar candidatura própria para a…

28 de maio de 2024

Posse de Raissa Lacerda na CMJP deve ser contestada pelo Avante; ciente da situação, Renato Martins já se refiliou à sigla

A posse de Raissa Lacerda na Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP) pode enfrentar desafios…

28 de maio de 2024