Categorias: Educação

Estado discute ações prioritárias na educação paraibana

PUBLICIDADE

O Governo do Estado, por meio da Secretaria da Educação (SEE), promoveu nesta terça-feira (6), no Centro de Formação de Professores, em João Pessoa, uma reunião para debater as ações prioritárias que vêm sendo adotadas na educação paraibana. A implantação das escolas cidadãs de tempo integral e o programa de alfabetização na idade certa (Soma) foram os temas discutidos no evento, que contou com a participação de todas as Gerências Regionais de Educação, além do Conselho Estadual de Educação da Paraíba (CEE-PB).

Na ocasião, o secretário de Estado da Educação, Aléssio Trindade, destacou que uma das prioridades do Governo é alcançar as metas de alfabetização na idade certa ainda este ano. “Vamos colocar todos os nossos esforços nesse sentido, não vamos esperar para alcançar essas metas em 2021. Essa reunião é importante para monitorar os resultados da educação no Estado da Paraíba, principalmente com relação ao Soma”, afirmou.

Outro ponto abordado na reunião foram as ações para tornar ainda mais eficientes e dinâmicas as escolas cidadãs de tempo integral. “Essas escolas precisam ser vivas, com disciplinas alinhadas ao projeto de vida dos estudantes, que precisam estar satisfeitos para que a escolas de tempo integral cumpram a sua missão da melhor forma possível, promovendo ensino de qualidade e fortalecendo a cidadania”, destacou o secretário Aléssio Trindade, lembrando que o Governo do Estado busca padrão de excelência em toda a Rede Estadual de Ensino, a exemplo da expansão da educação profissional.

Para o presidente do CEE-PB, Carlos Enrique Ruiz, a reunião é o exemplo das ações adotadas pelo Governo do Estado na melhoria da educação paraibana. “Os bons indicadores que a Rede Estadual de Ensino têm conseguido são o resultado direto de parcerias como esta, em que o diálogo com a sociedade tem sido constante. Quando pensamos, por exemplo, nas escolas cidadãs de tempo integral, percebemos o quanto a educação da Paraíba tem evoluído”, disse.

Escolas cidadãs – As escolas cidadãs de tempo integral vêm sendo apontadas como uma verdadeira revolução para a educação paraibana. É uma política pública inserida no Plano Nacional de Educação referente à meta seis, que prevê a oferta de ensino integral em, no mínimo, 50% das escolas públicas, com estrutura diferenciada e currículo inovador. Atualmente, o ensino de tempo integral é oferecido em 100 escolas na Paraíba.

O Soma – Tem como objetivo o fortalecimento da educação no processo de alfabetização dentro dos anos iniciais, do 1º ao 3º do Ensino Fundamental, com capacitação para os profissionais envolvidos, oferta de materiais didático-pedagógicos das disciplinas de português e matemática.

 

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Prefeitura de João Pessoa decreta situação de emergência por 90 dias após alta nos casos de gripe

Os serviços de saúde que compõem a rede pública municipal registraram, nos primeiros meses do…

2 de maio de 2024

Veneziano viabiliza com o DNIT o recapeamento das avenidas Brasília, Canal e Manoel Tavares, em CG

O Vice-Presidente do Senado Federal, Senador Veneziano Vital do Rego (MDB-PB) anunciou nesta quinta-feira (02)…

2 de maio de 2024

Empréstimo para CG no Senado: Veneziano tacha de eleitoreira a postura dos vereadores

Na última terça-feira (30), o senador Veneziano Vital do Rêgo, relatou uma matéria, aprovada no…

2 de maio de 2024

Policial suspeito de balear clientes em pizzaria em 2018 vai a júri nesta 5ª, em João Pessoa

O julgamento do policial Fernando Vieira da Costa, acusado de balear clientes em uma pizzaria…

2 de maio de 2024

Três vítimas do desabamento no Up Garden seguem internadas, uma ainda na UTI

Três pessoas feridas no desabamento do teto da casa de shows Up Garden, no Altiplano…

2 de maio de 2024

PRF flagra homem conduzindo ônibus sem curso especializado e motorista embriagado

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) flagrou, durante fiscalizações realizadas nos dias 30 de abril e…

2 de maio de 2024