A Paraíba o tempo todo  |

Estado discute ações prioritárias na educação paraibana

O Governo do Estado, por meio da Secretaria da Educação (SEE), promoveu nesta terça-feira (6), no Centro de Formação de Professores, em João Pessoa, uma reunião para debater as ações prioritárias que vêm sendo adotadas na educação paraibana. A implantação das escolas cidadãs de tempo integral e o programa de alfabetização na idade certa (Soma) foram os temas discutidos no evento, que contou com a participação de todas as Gerências Regionais de Educação, além do Conselho Estadual de Educação da Paraíba (CEE-PB).

Na ocasião, o secretário de Estado da Educação, Aléssio Trindade, destacou que uma das prioridades do Governo é alcançar as metas de alfabetização na idade certa ainda este ano. “Vamos colocar todos os nossos esforços nesse sentido, não vamos esperar para alcançar essas metas em 2021. Essa reunião é importante para monitorar os resultados da educação no Estado da Paraíba, principalmente com relação ao Soma”, afirmou.

Outro ponto abordado na reunião foram as ações para tornar ainda mais eficientes e dinâmicas as escolas cidadãs de tempo integral. “Essas escolas precisam ser vivas, com disciplinas alinhadas ao projeto de vida dos estudantes, que precisam estar satisfeitos para que a escolas de tempo integral cumpram a sua missão da melhor forma possível, promovendo ensino de qualidade e fortalecendo a cidadania”, destacou o secretário Aléssio Trindade, lembrando que o Governo do Estado busca padrão de excelência em toda a Rede Estadual de Ensino, a exemplo da expansão da educação profissional.

Para o presidente do CEE-PB, Carlos Enrique Ruiz, a reunião é o exemplo das ações adotadas pelo Governo do Estado na melhoria da educação paraibana. “Os bons indicadores que a Rede Estadual de Ensino têm conseguido são o resultado direto de parcerias como esta, em que o diálogo com a sociedade tem sido constante. Quando pensamos, por exemplo, nas escolas cidadãs de tempo integral, percebemos o quanto a educação da Paraíba tem evoluído”, disse.

Escolas cidadãs – As escolas cidadãs de tempo integral vêm sendo apontadas como uma verdadeira revolução para a educação paraibana. É uma política pública inserida no Plano Nacional de Educação referente à meta seis, que prevê a oferta de ensino integral em, no mínimo, 50% das escolas públicas, com estrutura diferenciada e currículo inovador. Atualmente, o ensino de tempo integral é oferecido em 100 escolas na Paraíba.

O Soma – Tem como objetivo o fortalecimento da educação no processo de alfabetização dentro dos anos iniciais, do 1º ao 3º do Ensino Fundamental, com capacitação para os profissionais envolvidos, oferta de materiais didático-pedagógicos das disciplinas de português e matemática.

 

    VEJA TAMBÉM

    Comunicar Erros!

    Preencha o formulário para comunicar à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta matéria do PBAgora.

      Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “PROSSEGUIR”, ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.
      Total
      0
      Compartilhe