Uma semana após o presidente da República Jair Bolsonaro nomear o professor Valdiney Veloso para o cargo de reitor da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), o Conselho Universitário (Consuni), aprovou uma nota de repúdio a decisão presidencial.
O conselho inicia a nota repudiando “a nomeação, pelo Presidente da República, Jair Messias Bolsonaro, para o cargo máximo desta instituição de uma candidatura que não foi escolhida pela comunidade universitária”.
Ainda conforme a nota, a decisão presidencial “rompe com uma longa tradição, construída ao longo de décadas, que é o respeito a escolha democrática da comunidade universitária e a garantia da nomeação da candidatura mais votada, mesmo por governos de diferentes espectros políticos”.
Nesta terça-feira (10) vai completar cinco dias que estudantes da UFPB estão acorrentados na porta da reitoria como forma de protesto. Os alunos estão no local desde às 21h da sexta-feira (6), e afirmam que só vão sair do local quando a nomeação do novo reitor Valdiney Veloso for revogada.
O professor Valdiney Veloso foi anunciado como novo reitor nesta quinta-feira (5), em publicação do Diário Oficial da União. Ele foi o último colocado nas eleições feitas em 26 de agosto, com 106,496 pontos, enquanto a professora Terezinha Domiciano, primeira colocada, teve 964,518 da soma ponderada e normalizada dos votos.
PB Agora
Acompanhe o PB Agora nas redes:
Um dos principais líderes de uma facção criminosa que atua em Pipa, no Rio Grande…
Uma loja de bolos localizada em Santa Rita, na Grande João Pessoa, foi atingida por…
Um homem foi preso na noite do domingo (21) no Sítio Monte Alegre, distrito de…
A Polícia Militar realizou uma apreensão de drogas na comunidade da Feirinha de Mangabeira, na…
Um incêndio foi registrado na noite desse domingo (21) em um terreno localizado na comunidade…
Nesta segunda-feira (22), os olhos da política paraibana se voltam para João Pessoa. É que…