A Paraíba o tempo todo  |

Consuni da UFPB emite nota de repúdio contra nomeação de novo reitor

Uma semana após o presidente da República Jair Bolsonaro nomear o professor Valdiney Veloso para o cargo de reitor da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), o Conselho Universitário (Consuni), aprovou uma nota de repúdio a decisão presidencial.

O conselho inicia a nota repudiando “a nomeação, pelo Presidente da República, Jair Messias Bolsonaro, para o cargo máximo desta instituição de uma candidatura que não foi escolhida pela comunidade universitária”.

Ainda conforme a nota, a decisão presidencial “rompe com uma longa tradição, construída ao longo de décadas, que é o respeito a escolha democrática da comunidade universitária e a garantia da nomeação da candidatura mais votada, mesmo por governos de diferentes espectros políticos”.

Nesta terça-feira (10) vai completar cinco dias que estudantes da UFPB estão acorrentados na porta da reitoria como forma de protesto. Os alunos estão no local desde às 21h da sexta-feira (6), e afirmam que só vão sair do local quando a nomeação do novo reitor Valdiney Veloso for revogada.

O professor Valdiney Veloso foi anunciado como novo reitor nesta quinta-feira (5), em publicação do Diário Oficial da União. Ele foi o último colocado nas eleições feitas em 26 de agosto, com 106,496 pontos, enquanto a professora Terezinha Domiciano, primeira colocada, teve 964,518 da soma ponderada e normalizada dos votos.

PB Agora

    VEJA TAMBÉM

    Comunicar Erros!

    Preencha o formulário para comunicar à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta matéria do PBAgora.

      Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “PROSSEGUIR”, ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.
      Total
      0
      Compartilhe