Categorias: Educação

CMCG realiza sessão para entrega de Medalha de Honra ao Mérito ao Nutes da UEPB e o Certbio da UFCG pelo trabalho na pandemia

PUBLICIDADE

A Câmara Municipal de Campina Grande (CMCG), realizou na manhã desta sexta-feira (15), uma Sessão Especial para entrega da Medalha de Honra ao Mérito ao Núcleo de Tecnologias Estratégicas em Saúde (Nutes) da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), e ao Laboratório de Avaliação e Desenvolvimento de Biomateriais do Nordeste (CERTBIO), da Universidade Federal de Campina Grande, pelos projetos desenvolvidos durante a pandemia.


A sessão, realizada no dia do Professor, atendeu  a uma Propositura da vereadora Maria de Fátima Melo Silva, (Dona Fátima) do PODEMOS,, e reuniu, além dos vereadores, pesquisadores das duas instituições, e familiares dos homenageados.

Autora da Propositura,  aprovada por unanimidade pelos vereadores e vereadoras da Casa de Félix Araújo, Dona Fátima, fez inicialmente um discurso para destacar a importância da homenagem e enaltecer os cientistas e pesquisadores da Rainha da Borborema.

Capacete para evitar intubação, ventilador pulmonar mecânico, máscara cirúrgica biodegradável, máscara de proteção, dispositivo de videolaringoscopia, em impressão 3D, que pode evitar o óbito, protetores faciais, são algumas das invenções desenvolvidas pelo órgão.

Em seu pronunciamento, ela lembrou que a pandemia da Covid-19, impôs grandes desafios à saúde pública e especialmente às instituições de ensino superior que tiveram que se reinventar para superar a crise sanitária provocada pelo vírus.

A Medalha de Honra ao Mérito, conforme destacou a parlamentar, é um reconhecimento e valorização aos projetos desenvolvidos pelos pesquisadores dos dois órgãos para auxiliar os profissionais de saúde da Paraíba no enfrentamento da pandemia da Covid19 e ajudar os pacientes no tratamento da doença.,
Ela enfatizou que os pesquisadores e cientistas do Núcleo de Tecnologias Estratégicas em Saúde e do Laboratório de Avaliação e Desenvolvimento de Biomateriais do Nordeste,  realizaram um trabalho extraordinário e de excelência durante a pandemia e que  ajudou a salvar vidas, o que reflete o potencial de Campina Grande, como polo tecnológico.

“Em meio a essa batalha pela vida, os pesquisadores da Paraíba recorreram à ciência e à tecnologia para desenvolverem várias ideias voltadas para a proteção dos profissionais de saúde no enfrentamento da pandemia e auxiliar no tratamento” destacou

Ela lembrou que somente o NUTES desenvolveu 9 projetos ligados diretamente ao combate ao vírus, usando a ciência, a engenharia, a tecnologia e a inteligência para amenizar os dados da crise sanitária.

Em relação ao Certbio, a equipe de pesquisadores chefiados pelo professor Marcus Vinícius Lia Fook desenvolveram vários projetos, com destaque para uma Máscara Cirúrgica utilizando um material capaz de reter o vírus da covid-19 e matá-lo. A máscara é descartável, mas tem durabilidade segura de até 24 horas seguidas de uso. Como todos sabemos, além da vacina, a máscara ainda é o meio mais eficaz para conter o coronavírus.

“A Medalha de Honra ao Mérito que esta Casa aprovou por unanimidade, é  um reconhecimento e valorização aos projetos desenvolvidos pelos pesquisadores dos dois órgãos para auxiliar os profissionais de saúde da Paraíba no enfrentamento da pandemia da Covid19 e ajudar os pacientes no tratamento da doença, destacou.

Para a vereadora, trata-se de um reconhecimento da importância de nossos cientistas, do potencial de nossas universidades, e do valor das invenções desenvolvidas para salvar vidas durante a pandemia da Covid-19.

Após o pronunciamento, Dona Fátima assumiu a condução dos trabalhos, sendo secretariada pela vereadora Jô Oliveira. Alguns vereadores presentes na sessão, a exemplo do presidente da Casa, o vereadora Marinaldo Cardoso, destacou a importância da iniciativa.
Na Tribuna, o coordenador Geral do Nutes, professor Misael Morais, fez um discurso emocionante, e agradeceu a sensibilidade da vereadora em exergar a importância dos projetos desenvolvidos na UEPB nesta pandemia. Ele também fez um relato dos trabalhos desenvolvidos pelo Nutes na área de tecnologia.

“Feliz  e agradecido pelo reconhecimento por meio da propositura da vereadora Dona Fátima. Isso nos motiva ainda mais para o Nutes continuar trabalhando para impactar de forma positiva na vida das pessoas unindo tecnologia e saúde. Isso motiva ainda mais o Nutes a continuar…”, comentou o professor Misael Morais.

O diretor do Cerbio, o professor Marcos Vinicius Lia Fook também agradeceu a vereadora pela iniciativa e fez uma breve apresentação dos trabalhos desenvolvidos pelo Laboratório da UFCG. Outros professores também fizeram uso da tribuna, a exemplo do professor Mário Eduardo Moreira Cavalcanti Mata, vice-Reitor da UFCG.

“Ficamos muito felizes e agradecidos. Um gesto como este nos motiva muito. Agradecemos a vereadora. Uma homenagem como essa aumenta a nossa responsabilidade. Saímos com o compromisso renovado de procurar fazer melhor” disse o professor Marcos.

A Medalha de Honra ao Mérito foi entregue pela vereadora Dona Fátima ao professor Misael Elias de Morais, pelo  NUTES e Marcos Vinícius do Certbio. Foram entregues ainda certificados aos pesquisadores Ketinlly Yasmyne Nascimento Martins, Coordenadora do Laboratório de tecnologia 3D do NUTES e Eduardo Jorge Valadares Oliveira , Coordenador da Unidade Médicos (UFDM) do mesmo Núcleo; e Taynah Pereira Galdino, Raid Icaro Rached Farias e  Kleilton Oliveira Santos, pesquisadores do Cerbio.

Após a sessão, os pesquisadores dos dois órgãos disseram que a homenagem serviu como motivação para continuarem firmes trabalhando em projetos voltados para o bem da população, utilizando a ciência e a tecnologia.

Redação

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Perito acusado de matar motoboy em João Pessoa faz acordo com MP e processo é encerrado

O processo contra o perito criminal Robson Félix, acusado de matar o motoboy Orlando Pereira…

30 de abril de 2024

Após rompimento com Cícero, Milanez promete independência na CMJP e pondera: “O que vier de bom terá meu apoio”

Após rompimento político com o prefeito de João Pessoa, Cícero Lucena (Progressistas), o vereador Fernando…

30 de abril de 2024

João Pessoa terá alteração na circulação de ônibus neste feriado do Dia do Trabalho

Neste feriado do Dia do Trabalho, a Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana (Semob-JP), em conjunto…

30 de abril de 2024

Mesmo filiado ao PDT, João Almeida não terá legenda para disputar CMJP, sentencia Junio Leandro

O presidente municipal do PDT de João Pessoa, Junio Leandro, afirmou nesta terça-feira (30) que…

30 de abril de 2024

Tarifa Zero terá nova edição no primeiro sábado de maio

A Prefeitura de Campina Grande, por meio da STTP, realiza neste sábado (4) mais uma…

30 de abril de 2024

Criança de 10 anos denuncia padrasto por abuso sexual em João Pessoa

Na noite dessa segunda-feira (29), uma criança de dez anos procurou a Unidade de Polícia…

30 de abril de 2024