A Paraíba o tempo todo  |

CMCG realiza sessão para entrega de Medalha de Honra ao Mérito ao Nutes da UEPB e o Certbio da UFCG pelo trabalho na pandemia

A Câmara Municipal de Campina Grande (CMCG), realizou na manhã desta sexta-feira (15), uma Sessão Especial para entrega da Medalha de Honra ao Mérito ao Núcleo de Tecnologias Estratégicas em Saúde (Nutes) da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), e ao Laboratório de Avaliação e Desenvolvimento de Biomateriais do Nordeste (CERTBIO), da Universidade Federal de Campina Grande, pelos projetos desenvolvidos durante a pandemia.


A sessão, realizada no dia do Professor, atendeu  a uma Propositura da vereadora Maria de Fátima Melo Silva, (Dona Fátima) do PODEMOS,, e reuniu, além dos vereadores, pesquisadores das duas instituições, e familiares dos homenageados.

Autora da Propositura,  aprovada por unanimidade pelos vereadores e vereadoras da Casa de Félix Araújo, Dona Fátima, fez inicialmente um discurso para destacar a importância da homenagem e enaltecer os cientistas e pesquisadores da Rainha da Borborema.

Capacete para evitar intubação, ventilador pulmonar mecânico, máscara cirúrgica biodegradável, máscara de proteção, dispositivo de videolaringoscopia, em impressão 3D, que pode evitar o óbito, protetores faciais, são algumas das invenções desenvolvidas pelo órgão.

Em seu pronunciamento, ela lembrou que a pandemia da Covid-19, impôs grandes desafios à saúde pública e especialmente às instituições de ensino superior que tiveram que se reinventar para superar a crise sanitária provocada pelo vírus.

A Medalha de Honra ao Mérito, conforme destacou a parlamentar, é um reconhecimento e valorização aos projetos desenvolvidos pelos pesquisadores dos dois órgãos para auxiliar os profissionais de saúde da Paraíba no enfrentamento da pandemia da Covid19 e ajudar os pacientes no tratamento da doença.,
Ela enfatizou que os pesquisadores e cientistas do Núcleo de Tecnologias Estratégicas em Saúde e do Laboratório de Avaliação e Desenvolvimento de Biomateriais do Nordeste,  realizaram um trabalho extraordinário e de excelência durante a pandemia e que  ajudou a salvar vidas, o que reflete o potencial de Campina Grande, como polo tecnológico.

“Em meio a essa batalha pela vida, os pesquisadores da Paraíba recorreram à ciência e à tecnologia para desenvolverem várias ideias voltadas para a proteção dos profissionais de saúde no enfrentamento da pandemia e auxiliar no tratamento” destacou

Ela lembrou que somente o NUTES desenvolveu 9 projetos ligados diretamente ao combate ao vírus, usando a ciência, a engenharia, a tecnologia e a inteligência para amenizar os dados da crise sanitária.

Em relação ao Certbio, a equipe de pesquisadores chefiados pelo professor Marcus Vinícius Lia Fook desenvolveram vários projetos, com destaque para uma Máscara Cirúrgica utilizando um material capaz de reter o vírus da covid-19 e matá-lo. A máscara é descartável, mas tem durabilidade segura de até 24 horas seguidas de uso. Como todos sabemos, além da vacina, a máscara ainda é o meio mais eficaz para conter o coronavírus.

“A Medalha de Honra ao Mérito que esta Casa aprovou por unanimidade, é  um reconhecimento e valorização aos projetos desenvolvidos pelos pesquisadores dos dois órgãos para auxiliar os profissionais de saúde da Paraíba no enfrentamento da pandemia da Covid19 e ajudar os pacientes no tratamento da doença, destacou.

Para a vereadora, trata-se de um reconhecimento da importância de nossos cientistas, do potencial de nossas universidades, e do valor das invenções desenvolvidas para salvar vidas durante a pandemia da Covid-19.

Após o pronunciamento, Dona Fátima assumiu a condução dos trabalhos, sendo secretariada pela vereadora Jô Oliveira. Alguns vereadores presentes na sessão, a exemplo do presidente da Casa, o vereadora Marinaldo Cardoso, destacou a importância da iniciativa.
Na Tribuna, o coordenador Geral do Nutes, professor Misael Morais, fez um discurso emocionante, e agradeceu a sensibilidade da vereadora em exergar a importância dos projetos desenvolvidos na UEPB nesta pandemia. Ele também fez um relato dos trabalhos desenvolvidos pelo Nutes na área de tecnologia.

“Feliz  e agradecido pelo reconhecimento por meio da propositura da vereadora Dona Fátima. Isso nos motiva ainda mais para o Nutes continuar trabalhando para impactar de forma positiva na vida das pessoas unindo tecnologia e saúde. Isso motiva ainda mais o Nutes a continuar…”, comentou o professor Misael Morais.

O diretor do Cerbio, o professor Marcos Vinicius Lia Fook também agradeceu a vereadora pela iniciativa e fez uma breve apresentação dos trabalhos desenvolvidos pelo Laboratório da UFCG. Outros professores também fizeram uso da tribuna, a exemplo do professor Mário Eduardo Moreira Cavalcanti Mata, vice-Reitor da UFCG.

“Ficamos muito felizes e agradecidos. Um gesto como este nos motiva muito. Agradecemos a vereadora. Uma homenagem como essa aumenta a nossa responsabilidade. Saímos com o compromisso renovado de procurar fazer melhor” disse o professor Marcos.

A Medalha de Honra ao Mérito foi entregue pela vereadora Dona Fátima ao professor Misael Elias de Morais, pelo  NUTES e Marcos Vinícius do Certbio. Foram entregues ainda certificados aos pesquisadores Ketinlly Yasmyne Nascimento Martins, Coordenadora do Laboratório de tecnologia 3D do NUTES e Eduardo Jorge Valadares Oliveira , Coordenador da Unidade Médicos (UFDM) do mesmo Núcleo; e Taynah Pereira Galdino, Raid Icaro Rached Farias e  Kleilton Oliveira Santos, pesquisadores do Cerbio.

Após a sessão, os pesquisadores dos dois órgãos disseram que a homenagem serviu como motivação para continuarem firmes trabalhando em projetos voltados para o bem da população, utilizando a ciência e a tecnologia.

Redação

PUBLICIDADE
    VEJA TAMBÉM

    Comunicar Erros!

    Preencha o formulário para comunicar à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta matéria do PBAgora.

      Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “PROSSEGUIR”, ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.
      Total
      0
      Compartilhe