Categorias: Educação

Censo Escolar comprova crescimento nas matrículas em JP

PUBLICIDADE

 De acordo com dados divulgados pelo Censo Escolar de 2011 e 2012, por meio do Ministério de Educação e Cultura (MEC), a rede Municipal de Ensino de João Pessoa teve um crescimento no número de alunos matriculados. Em 2011 eram 55.029 estudante e em 2012, esse número subiu para 57.791.

 

O maior crescimento de alunos foi nos Centros de Referência em Educação Infantil (Creis), que passou de 1.972 para 2.501 em um ano. Só em 2012, a Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP) construiu e equipou cinco novos Creis. Outro fator determinante no crescimento do número de estudantes matriculados é a qualidade do ensino oferecido nas 95 escolas da rede e nos 42 Creis, além da construção de novas unidades, ampliação e reforma.

 

O secretário de Educação, Luíz de Sousa Junior, ressaltou que a expectativa é de mais crescimento na rede municipal de ensino. “Projetamos que esse ano o crescimento seja ainda maior, pois vamos municipalizar mais seis creches estaduais, além de construir novos Creis. A procura em nossas escolas tem sido maior do que nos anos anteriores, o que mostra a qualidade do nosso ensino”, destacou.

 

Reunião Educacenso – Nesta quarta-feira (30), será realizada a primeira reunião do Educacenso em 2013, com a participação de diretores, secretários escolares e a equipe pedagógica da Secretaria de Educação e Cultural (Sedec) de João Pessoa. O encontro será às 8h30, no auditório do Centro Administrativo Municipal (CAM), em Água Fria.

 

A reunião é promovida pela Diretoria de Tecnologia da Informação e Comunicação (DTIC), com o objetivo de repassar orientações sobre a declaração da situação do aluno 2012 e enfatizar a importância do censo para a educação.

 

Censo Escolar – O Censo Escolar é uma pesquisa declaratória feita anualmente por todas as unidades escolares por meio do Educacenso. A partir dos dados do Educacenso, é calculado o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) e planejada a distribuição de recursos para alimentação, transporte escolar e livros didáticos, entre outros.

 

É a partir desta pesquisa que são implementadas políticas públicas como o Programa de Desenvolvimento Escolar (PDE), Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE) e valorização profissional da educação.

 

 

Secom-JP

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Maioria dos deputados paraibanos votam para manter veto a PL que puniria fake news na eleição

O Congresso Nacional decidiu nesta terça-feira (28) manter o veto do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL)…

28 de maio de 2024

Corpus Christi não é feriado nacional; saiba quais capitais param

Celebrado tradicionalmente no país, a data de Corpus Christi não é um feriado nacional. O…

28 de maio de 2024

João Azevêdo comemora 1º lugar da Paraíba como estado com o maior crescimento do PIB no país em 2024

O governador da Paraíba, João Azevêdo, usou seu perfil uma rede social para comemorar o…

28 de maio de 2024

Posse de Raissa Lacerda na CMJP deve ser contestada pelo Avante; ciente da situação, Renato Martins já se refiliou à sigla

A posse de Raissa Lacerda na Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP) pode enfrentar desafios…

28 de maio de 2024

Operação Carcará apreende arsenal na Paraíba

Uma investigação que durou mais de um ano resultou na desarticulação de um grupo criminoso…

28 de maio de 2024

PMJP decreta ponto facultativo na próxima quinta (30) e sexta (31)

A Prefeitura de João Pessoa não terá expediente interno nas repartições públicas municipais nos próximos…

28 de maio de 2024