Após notificação do MPPB, prefeitura de Malta suspende o concurso

PUBLICIDADE

Você que estava se preparando para prestar o concurso da prefeitura de Malta, no interior da Paraíba, vai ter que aguardar um pouco mais, pois a gestão municipal acatou a recomendação do Ministério Público da Paraíba (MPPB) e suspendeu a homologação do concurso público.

Em nota enviada à imprensa, a prefeitura afirmou que o gestor Igor Rosa acatou a recomendação, e reforça estar disposto a auxiliar e fornecer as informações que forem necessárias para contribuir com o andamento da verificação, a fim de garantir a legitimidade e transparência do processo.

O MPPB fez essa recomendação ao prefeito de Malta estabelecendo um prazo de 90 dias pela necessidade de se apurar, com profundidade, supostas irregularidades denunciadas por candidatos. Segundo a recomendação, o ato deve ser publicado no diário oficial e nas páginas virtuais do concurso da prefeitura e da Facet, empresa responsável pela realização do concurso.

Confira a recomendação do MPPB

As medidas foram recomendadas pelo 4° promotor de Justiça de Patos, Carlos Davi Lopes Correia Lima, que atua na defesa do patrimônio público e fundações, e integram a notícia instaurada para apurar eventuais irregularidades denunciadas por candidatos ao MPPB.

Segundo o promotor de Justiça, o concurso promovido pela Prefeitura de Malta tem com o objetivo o provimento de diversos cargos e os problemas apontados por alguns candidatos foram: ausência de resposta a recurso interposto; falha na publicação da listagem geral provisória, com omissão de diversos aprovados e possíveis vínculos políticos e familiares de alguns aprovados nas primeiras colocações do certame.

Ele explicou que a recomendação foi expedida em razão da necessidade de se apurar, com profundidade, as irregularidades elencadas, “evitando máculas no ingresso de novos servidores públicos nos quadros da administração pública de Malta”.

O documento diz que “a homologação do resultado final do concurso, antes da verificação das irregularidades, aumentaria a expectativa de nomeação dos candidatos constantes da lista geral”, disse.

O representante do MPPB destacou o artigo 37 da Constituição Federal, o qual diz que a administração pública deve proceder observando os princípios da moralidade, impessoalidade, publicidade, legalidade e eficiência, sob pena de prática de ato de improbidade administrativa. Também argumentou que o concurso público deve observar os princípios da moralidade e isonomia, garantindo que a seleção dos concorrentes ocorra de forma transparente e justa.

O prefeito municipal tem 10 dias úteis, a contar do recebimento da recomendação, para informar à Promotoria de Justiça as medidas adotadas, podendo anexar documentos e apresentar justificativa para o caso de não acatamento. Cópia da recomendação também foi enviada ao responsável pela Facet.

Da Redação

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Identidade cultural paraibana fortalece gestão de Gustavo Feliciano no Turismo, diz Motta

O presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos), comemorou a indicação de Gustavo Feliciano…

19 de dezembro de 2025

Deputado paraibano ressalta importância do setor turístico na posse do filho como ministro

O deputado federal Dr. Damião Feliciano (União Brasil) destacou o simbolismo do momento em que…

19 de dezembro de 2025

PB ganha novo ministro: Lula pede por “bons serviços” e Gustavo Feliciano promete “esforço e dedicação” no Turismo

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) anunciou oficialmente na noite desta quinta-feira (18),…

19 de dezembro de 2025

Paraiba aparece em 1º lugar no Brasil como estado com menor custo de energia elétrica

O Ranking de Competitividade dos Estados 2025, com base em intormações da ANEEL (Agência Nacional…

19 de dezembro de 2025

Gustavo Feliciano assume Ministério do Turismo na terça

A posse de Gustavo Feliciano como ministro do Turismo está prevista para acontecer na próxima…

18 de dezembro de 2025

Governador afirma que aproximação de Nabor com lideranças da oposição está sendo tratada internamente

O governador João Azevêdo (PSB), afirmou nesta quinta-feira (18), que a aproximação do prefeito de…

18 de dezembro de 2025