A Paraíba o tempo todo  |

25ª edição do Encontro de Iniciação Científica tem início nesta terça-feira em CG

A Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), através da Pró-Reitora de Pós-Graduação e Pesquisa (PRPGP), realiza a partir desta terça-feira (6) até quinta-feira (8), o 25º Encontro de Iniciação Científica (ENIC) da Instituição. O evento, que este ano deve reunir mais de 1.500 estudantes das diversas áreas do conhecimento, tem como tema principal “Sociedade, Educação, Ciência e Tecnologia”, acontecerá na Central de Integração Acadêmica, no Câmpus de Bodocongó, em Campina Grande.

Em sua 25ª edição, o ENIC contará com a apresentação de 503 projetos, todos na modalidade de comunicação oral. A programação inclui ainda minicursos, palestras e mostras culturais, além da apresentação de trabalhos dos alunos de Iniciação Científica da UEPB. No total, serão disponibilizadas 30 salas para a apresentação dos trabalhos e realização dos minicursos.

O evento será aberto às 9h, do Auditório do Departamento de Psicologia, no Câmpus de Bodocongó. A palestra inaugural será ministrada pelo pró-reitor de Pesquisa da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), professor Isac Almeida de Medeiros, com o tema “Ciência, Tecnologia, Inovação: seus desafios impactos na sociedade”. Durante a tarde serão realizados quatro minicursos: “Redação de Artigos Científicos”, ministrado pelo professor José Iranildo Miranda de Melo; “Acesso remoto a portais de periódicos: como fazer?”, pelo professor Josemir Moura Maia; “Conhecendo o Curriculum Lattes”, com o professor Francisco Jaime Mendonça; e “Plataforma Brasil: cadastro dos pesquisadores e do protocolo de pesquisa”, ministrado pela professora Valéria Ribeiro Nogueira Barbosa.

Cada minicurso oferta 60 vagas e os interessados podem efetuar sua inscrição através do site oficial do evento, acessível pelo endereço eletrônico http://congresso.uepb.edu.br/pibic/. O ENIC, segundo a pró-reitora de Pós-Graduação e Pesquisa, Maria José Lima, apresenta-se como mais um momento singular da formação para a pesquisa na UEPB, democratização do conhecimento e construção da cidadania. A professora Maria José destaca que a Universidade tem feito grandes esforços para manter os níveis de investimento em pesquisa, apesar dos cortes acentuados que têm sido feitos pelo governo federal.

Apesar das dificuldades, a iniciação científica tem mobilizado mais de 500 professores-orientadores e mil alunos bolsistas. “Nossa preocupação é construir possibilidades de aprofundamento da interação da graduação com a pós-graduação a partir da Iniciação Científica, para melhor qualificar nossos alunos. Acreditamos, como Carlos Chagas, que ‘a universidade é um local onde se ensina porque se pesquisa’”, frisou a pró-reitora. Este ano, cerca de 1.500 estudantes que desenvolvem atividades de pesquisa na UEPB participarão do evento, principalmente os alunos contemplados pelo Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC).

A Iniciação Científica é um programa coordenado pelo Conselho Nacional de Ciência e Tecnologia que, desde 1952, vem estimulando os estudantes de graduação a enveredar pela pesquisa. Os graduandos da UEPB têm participado ativamente do programa, desenvolvendo pesquisas nas mais variadas linhas do conhecimento. Atualmente, mais de 500 projetos desenvolvidos por estudantes da UEPB estão em execução em todos os câmpus da Instituição.

Assessoria

 


Leia mais notícias sobre o mundo jurídico no Portal Juristas. Adquira seu certificado digital E-CPF ou E-CNPJ com a Juristas. Entre em contato através do WhatsApp (83) 9 93826000

 

    VEJA TAMBÉM

    Comunicar Erros!

    Preencha o formulário para comunicar à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta matéria do PBAgora.

      Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “PROSSEGUIR”, ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.
      Total
      0
      Compartilhe