A Paraíba o tempo todo  |

Vendas do varejo paraibano fecham 1º semestre com crescimento de 4,1%, revela IBGE

Mesmo com a pandemia, as vendas do varejo paraibano fecharam o 1º semestre com crescimento de 4,1%, o que revela tendência de retomada da economia do Estado.

Pelo menos é o que aponta os dados da Pesquisa Mensal de Comércio (PMC), divulgada pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).

Os números mostram melhorias na economia se comparado com o ano passado, quando o primeiro semestre fechou com queda de 1,8%, a menor queda do Nordeste, enquanto o País registrou queda de 3,2%.

Outro indicador positivo da Paraíba foi que no mês de junho as vendas do comércio da Paraíba sobre o mesmo mês do ano anterior expandiram acima de dois dígitos (11,9%) contra uma média de 6,3% do varejo nacional, enquanto as vendas de junho sobre maio deste ano o ficaram estáveis (0,1%) o indicador da Paraíba, mas no País houve um recuo de 1,7%.

Na comparação com os seis meses de 2020, o indicador do comércio da Paraíba neste ano apresentou três meses (abril, maio e junho) de crescimento e outros meses de queda: janeiro, fevereiro e março apresentaram queda. O mês de melhor desempenho no primeiro semestre foi abril (20,4%) e o pior fevereiro (-7,9%), mas o segundo trimestre apresentou altas seguidas: abril (20,4%), maio (9,9%) e junho (11,9%).

O comércio varejista ampliado da Paraíba, que inclui também as atividades de veículos, motos, partes e peças e de material e construção, apresentou expansão de 13,8% no primeiro semestre, índice superior à média do País (12,3%) no segmento. 

No primeiro semestre do ano passado, o comércio ampliado paraibano havia registrado queda de 6,4%. No mês de junho, o comércio ampliado paraibano também expandiu 19,6% o volume de vendas sobre o mesmo mês do ano passado.

Devido às novas ondas e elevação de contaminação na pandemia, houve novas restrições que aconteceram ao longo do primeiro semestre de 2021 em relação à abertura de lojas físicas e horário de funcionamento. 

PB Agora

    VEJA TAMBÉM

    Comunicar Erros!

    Preencha o formulário para comunicar à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta matéria do PBAgora.

      Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “PROSSEGUIR”, ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.
      Total
      0
      Compartilhe