Categorias: Economia

Transporte público de CG funciona com 30% da frota a partir desta terça

Efeitos da pandemia na economia. Em meio a crise causada pelo novo coronavírus, e a redução de passageiros, os ônibus de Campina Grande, circulam a partir desta terça-feira (04) com 30% da frota.

De acordo com a Superintendência de Transporte e Trânsito (STTP), as empresas de ônibus decidiram, no fim da tarde de segunda-feira (3), reduzir a frota de circulação na cidade por terem dificuldades financeiras durante a pandemia da Covid-19. Desde o inicio da pandemia em março, os ônibus passaram a circular com a capacidade reduzida, e em algumas viagens dom os veículos praticamente vazios.

Segundo o Sindicato das Empresas de Transporte Urbano de Campina Grande (Sitrans), o setor chegou a cogitar a possibilidade de paralisar totalmente as atividades após a queda no fluxo de passageiros provocada pela pandemia.

Conforme a STTP, o número de passageiros foi reduzido de 100 mil por dia, antes da pandemia, para aproximadamente 15 mil no início das medidas de distanciamento social. Após a abertura do comércio o número aumentou para 33 mil passageiros diários.

Segundo o superintendente do Sitrans, Anchieta Bernardino, a cidade ficará apenas com 40 veículos circulando nesta terça-feira.

Ontem, Anchieta Bernardino, anunciou que empresas do setor, algumas com mais de 60 anos de atuação, poderão encerrar suas atividades nos próximos dias e demitir centenas de trabalhadores.

Operando com frota reduzida desde o mês de março, quando se iniciou o processo de isolamento social, a fim de se evitar o contágio do novo coronavírus, as empresas que integram os consórcios Santa Maria e Santa Verônica devem demitir 200 profissionais até o final deste mês.

De acordo com Anchieta Bernardino, a queda brusca da receita das empresas por conta do baixo número de passageiros pagantes, desequilibrou o sistema, que atualmente opera com 55% da frota, transportando apenas 30% dos passageiros previstos.

Nos últimos 60 dias, de acordo com o Sitrans, as empresas vêm conversando com fornecedores e bancos visando rever pagamentos, renegociar empréstimos e financiamentos de veículos.
No início de junho o setor chegou a suspender as atividades, mas após reuniões as empresas voltaram às ruas. Uma decisão da Justiça proibiu que o setor suspenda, em sua totalidade, os serviços durante a pandemia do coronavírus. De acordo com a decisão, as empresas devem manter a circulação de pelo menos 30% da frota na pandemia.

Uma nova reunião entre a STTP e as empresas para discutir o tema deve acontecer ainda nesta terça-feira (4).

SL
PB Agora

Últimas notícias

Morre aos 87 anos dona Elizabeth, mãe do presidente da ALPB, Adriano Galdino

Faleceu neste domingo (15), em Campina Grande, aos 87 anos, Dona Elizabete Pereira de Araújo,…

15 de fevereiro de 2026

Dados do TSE revelam mudanças no mapa das filiações: PSB e Republicanos puxam alta, mas MDB segue a maior sigla da PB

Entre outubro de 2022 e janeiro de 2026, o Republicanos foi o partido que mais…

15 de fevereiro de 2026

João Pessoa sanciona lei que integra câmeras de condomínios à Central de Monitoramento

A Prefeitura de João Pessoa sancionou uma lei que autoriza a integração das câmeras de…

15 de fevereiro de 2026

Corpo de homem desaparecido há 2 dias no Rio Mamanguape é encontrado

O Corpo de Bombeiros Militar da Paraíba (CBM) localizou, neste domingo (15), o corpo do…

15 de fevereiro de 2026

Homem é preso após descumprir medida protetiva e ameaçar ex-esposa em Manaíra

Um homem de 48 anos foi preso na noite desse sábado (14), em Manaíra, no…

15 de fevereiro de 2026

MPPB e IPC discutem coleta compulsória de DNA de criminosos na Paraíba

O Ministério Público da Paraíba (MPPB) e o Instituto de Polícia Científica (IPC) realizaram, na…

15 de fevereiro de 2026