Categorias: Economia

Sine-PB encaminha mais de 500 pessoas ao mercado de trabalho

PUBLICIDADE

A Secretaria de Estado do Desenvolvimento Humano (Sedh), por meio do Sistema Nacional de Emprego (Sine) na Paraíba – Gerência Executiva de Trabalho Emprego e Renda, tem realizado um papel fundamental na inserção e reinserção de pessoas no mercado de trabalho por meio da intermediação de mão de obra e captação de vagas de emprego. De janeiro a maio deste ano, 530 pessoas foram colocadas no mercado de trabalho paraibano com a intermediação do Sine-PB, das quais 138 no mês de abril.

Nos últimos anos, a Paraíba tem se destacado na criação de vagas de emprego. Neste ano, o mês de abril foi o melhor dos últimos seis anos em relação ao saldo de vagas, segundo dados da secretaria especial de Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, com base no Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged). Foram 778 vagas de saldo, resultado das 10.025 admissões e 9.247 desligamentos. Os setores que mais se destacaram foram construção civil e de serviços. Já o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) registra que a Paraíba é o estado do Nordeste com o menor índice de desemprego e oitavo do país (11,1%), abaixo da média nacional, que é de 12,7%.

Como órgão que intermedeia a mão de obra e facilita o processo de seleção e recrutamento dos perfis adequados de candidatos para as empresas, bem como gera mais oportunidades aos trabalhadores paraibanos com a captação de vagas e o encaminhamento ao mercado de trabalho, o Sine-PB tem contribuído diretamente com esses índices por meio de sua atuação em 15 municípios paraibanos.

“O trabalho intersetorial com outras políticas públicas, a exemplo da formação profissional, vem proporcionando aos paraibanos terem oportunidade de adentrar ao mercado de trabalho, bem como o aquecimento da economia local que proporciona a disponibilização de vagas . Isso ocorre porque o Estado continua acelerado com a execução das obras  na educação, saúde, entre outras.  Investir na Paraíba tem sido uma saída para os pequenos e grandes empresários. O governo prioriza e investe na educação e nas políticas de desenvolvimento humano", avaliou a secretária do Desenvolvimento Humano, Neide Nunes.

De 2011 a 2018, foram quase 18.000 trabalhadores colocados no mercado de trabalho por meio do serviço do Sine-PB, que realiza a captação de vagas de emprego, intermediação de mão de obra, Seguro Desemprego, qualificação profissional e orientação profissional.

"Estamos felizes em saber que contribuímos com a cidadania dessas pessoas. É importante saber que esse resultado é fruto de um trabalho feito com seriedade, e que diariamente estamos implementando essa política pública de empregabilidade. A gente fica entusiasmado com esse reconhecimento, isso nos motiva para seguirmos trabalhando", ressaltou Thiago Diniz, gerente executivo do Sine – PB.

 

Redação

 


Saiba mais sobre Certificação Digital no Portal Juristas. Adquira seu certificado digital E-CPF ou E-CNPJ com a Juristas Certificação Digital. Entre em contato através do WhatsApp (83) 9 93826000

 

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Emoção e talento encantam público no Festival de Ginástica Artística do Campeões do Amanhã

Um espetáculo de talento e movimento encantou o público presente nas arquibancadas do ginásio do…

27 de abril de 2024

Jovem é morto em barbearia no Litoral Sul da Paraíba logo após fazer live

As polícias Civil e Militar estão investigando o assassinato de um jovem conhecido apenas como…

27 de abril de 2024

“Facilitador do acesso ao Ensino Superior” comemora Wilson Filho após publicação de lei do passe livre no dia do Enem

O deputado estadual Wilson Filho expressou sua satisfação com a promulgação de uma nova lei,…

27 de abril de 2024

Alerta de chuvas intensas para Litoral e Agreste da Paraíba é emitido pelo Inmet

Neste sábado (27), o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um novo alerta amarelo para…

27 de abril de 2024

Homem é detido pela Polícia Federal com R$ 1.000 em notas falsas em Patos

Um homem foi detido pela Polícia Federal em Patos, no Sertão da Paraíba, após ser…

27 de abril de 2024

Sete membros de uma família são detidos por envolvimento na morte de idoso em CG

Sete pessoas de uma mesma família foram presos sob suspeita de ligação com o assassinato…

27 de abril de 2024