A Paraíba o tempo todo  |

Sine-PB encaminha mais de 500 pessoas ao mercado de trabalho

A Secretaria de Estado do Desenvolvimento Humano (Sedh), por meio do Sistema Nacional de Emprego (Sine) na Paraíba – Gerência Executiva de Trabalho Emprego e Renda, tem realizado um papel fundamental na inserção e reinserção de pessoas no mercado de trabalho por meio da intermediação de mão de obra e captação de vagas de emprego. De janeiro a maio deste ano, 530 pessoas foram colocadas no mercado de trabalho paraibano com a intermediação do Sine-PB, das quais 138 no mês de abril.

Nos últimos anos, a Paraíba tem se destacado na criação de vagas de emprego. Neste ano, o mês de abril foi o melhor dos últimos seis anos em relação ao saldo de vagas, segundo dados da secretaria especial de Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, com base no Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged). Foram 778 vagas de saldo, resultado das 10.025 admissões e 9.247 desligamentos. Os setores que mais se destacaram foram construção civil e de serviços. Já o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) registra que a Paraíba é o estado do Nordeste com o menor índice de desemprego e oitavo do país (11,1%), abaixo da média nacional, que é de 12,7%.

Como órgão que intermedeia a mão de obra e facilita o processo de seleção e recrutamento dos perfis adequados de candidatos para as empresas, bem como gera mais oportunidades aos trabalhadores paraibanos com a captação de vagas e o encaminhamento ao mercado de trabalho, o Sine-PB tem contribuído diretamente com esses índices por meio de sua atuação em 15 municípios paraibanos.

“O trabalho intersetorial com outras políticas públicas, a exemplo da formação profissional, vem proporcionando aos paraibanos terem oportunidade de adentrar ao mercado de trabalho, bem como o aquecimento da economia local que proporciona a disponibilização de vagas . Isso ocorre porque o Estado continua acelerado com a execução das obras  na educação, saúde, entre outras.  Investir na Paraíba tem sido uma saída para os pequenos e grandes empresários. O governo prioriza e investe na educação e nas políticas de desenvolvimento humano", avaliou a secretária do Desenvolvimento Humano, Neide Nunes.

De 2011 a 2018, foram quase 18.000 trabalhadores colocados no mercado de trabalho por meio do serviço do Sine-PB, que realiza a captação de vagas de emprego, intermediação de mão de obra, Seguro Desemprego, qualificação profissional e orientação profissional.

"Estamos felizes em saber que contribuímos com a cidadania dessas pessoas. É importante saber que esse resultado é fruto de um trabalho feito com seriedade, e que diariamente estamos implementando essa política pública de empregabilidade. A gente fica entusiasmado com esse reconhecimento, isso nos motiva para seguirmos trabalhando", ressaltou Thiago Diniz, gerente executivo do Sine – PB.

 

Redação

 


Saiba mais sobre Certificação Digital no Portal Juristas. Adquira seu certificado digital E-CPF ou E-CNPJ com a Juristas Certificação Digital. Entre em contato através do WhatsApp (83) 9 93826000

 

    VEJA TAMBÉM

    Comunicar Erros!

    Preencha o formulário para comunicar à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta matéria do PBAgora.

      Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “PROSSEGUIR”, ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.
      Total
      0
      Compartilhe