Categorias: Economia

Setor de serviços na Paraíba registra 2º maior crescimento do Nordeste em 2024, revela IBGE

PUBLICIDADE

O volume do setor de serviços na Paraíba apresentou o segundo maior crescimento da Região Nordeste em 2024, segundo dados da Pesquisa Mensal de Serviços (PMS), que foram divulgados nesta quarta-feira (12) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). No acumulado de janeiro a dezembro do ano passado, a Paraíba registrou alta de 4,8% sobre o ano de 2023, alcançando a segunda maior taxa entre os nove Estados do Nordeste e acima da média do país (3,1%). É o quarto ano consecutivo de expansão no setor no Estado da Paraíba.

Nos 12 meses do ano passado, 11 taxas foram positivas, com destaque para os meses de julho (13%) e novembro (10,4%) com percentuais acima de dois dígitos de crescimento.   

DESEMPENHO DOS ESTADOS – No País, 22 das 26 unidades da federação e Distrito Federal apresentaram alta no ano passado no setor de serviços. As maiores taxas de crescimento no setor de serviços em 2024 foram Amazonas (10,2%), Amapá (7,7%), Sergipe (7,1%), Espírito Santo (6,2%), Santa Catarina (6,1%), Distrito Federal (5,1%) e a Paraíba (4,8%). Já as maiores baixas foram do Mato Grosso (-10,2%); Rio Grande do Sul (-7,3%) e Mato Grosso do Sul (-6,5%).

ATIVIDADES QUE MAIS AVANÇARAM – No resultado anual de 2024, quatro dos cinco setores tiveram desempenho positivo. Os maiores destaques foram os serviços de informação e comunicação e os serviços profissionais, administrativos e complementares; os serviços prestados às famílias tiveram incremento e os outros serviços avançaram sobre o ano anterior. O único setor com resultado negativo foi o dos transportes, com queda de -0,7%.

O QUE MEDE A PESQUISA – A Pesquisa Mensal de Serviço (PMS) produz indicadores que permitem acompanhar o comportamento conjuntural do setor de serviços do país e dos Estados, investigando a receita bruta de serviços nas empresas formalmente constituídas, com 20 ou mais pessoas ocupadas, que desempenham como principal atividade um serviço não financeiro, mas excluídas as áreas de saúde e educação. Ao lado da administração pública, os setores de serviços e de comércio têm os maiores pesos na composição do PIB do País e dos Estados.

Secom-PB

Últimas notícias

João Azevedo minimiza reunião de Cícero Lucena com direção nacional do PT e reforça alinhamento do partido com base

O governador e pré-candidato ao Senado, João Azevêdo (PSB), minimizou a viagem do prefeito e…

9 de março de 2026

Cícero Lucena reage a pesquisas que apontam crescimento de Lucas Ribeiro na disputa ao Governo da Paraíba: “É uma piada”

O prefeito de João Pessoa e pré-candidato do Governo da Paraíba, Cícero Lucena (MDB), ironizou…

9 de março de 2026

Coordenador de telescópio no Sertão da PB citado em relatório dos EUA nega que local seja base militar da China

O Laboratório Conjunto China-Brasil para Radioastronomia e Tecnologia, instalado na Serra do Urubu, no município…

9 de março de 2026

“Pesquisa é retrato de momento”, avalia João Azevêdo sobre levantamento eleitoral em meio a críticas de Cícero Lucena

“Pesquisa é retrato de momento” foi assim que o governador da Paraíba, João Azevêdo (PSB),…

9 de março de 2026

Ouça! RC aponta piora em João Pessoa nos últimos 15 anos e acaba cutucando sucessores na PMJP

Ao fazer um balanço de como anda a cidade de João Pessoa depois de sua…

9 de março de 2026

Para Wilson Filho, com rompimento, Jhony Bezerra “perdeu chance de liderar grupo forte em CG”

O deputado estadual e secretário de Educação da Paraíba, Wilson Santiago Filho (Republicanos), criticou a…

9 de março de 2026