Categorias: Economia

Produção de milho na PB deve aumentar 25% este ano, superando a média brasileira

PUBLICIDADE

Enquanto as precisões nacionais para a safra de milho de 2021 são de manutenção da safra anterior, os produtores paraibanos, não tem o que reclamar, pois o presidente da Empresa Paraibana de Pesquisa, Extensão Rural e Regularização Fundiária (Empaer) , Nivaldo Magalhães, acrescenta que além das chuvas dentro do esperado pelos agricultores, a baixa incidência de pragas também deve garantir uma mesa farta de milho para os paraibanos, com cerca de 25% de aumento da safra.

Nacionalmente a produção brasileira de milho para a safra 2020/21 deverá manter-se próxima aos patamares da safra anterior. No entanto, os baixos volumes de estoque e a alta demanda dos mercados interno e externo podem influenciar os preços. Além disso, a pandemia do Covid-19 também impacta as commodities, principalmente em função das incertezas no mercado financeiro. Confira a seguir quais são as previsões para o preço do milho em 2021 no Brasil! https://blog.aegro.com.br/previsao-do-preco-do-milho-em-2021/

Paraíba – As chuvas chegaram com força no interior do estado nas últimas semanas, o que, naturalmente, é sinal de boa colheita para os agricultores. Nessa leva de bonança, Empaer estima que a safra do milho deve crescer quase 25% no período de 2020/2021 em relação a 2019/2020. Isso representa um aumento de 19 mil toneladas do grão, passando de 77 mil toneladas para 96 mil toneladas. “Acreditamos num incremento da produção porque houve também a distribuição de sementes pelo governo. Devido à normalidade do período chuvoso no Cariri, Agreste e Curimataú, é previsto um aumento da safra do milho”, comentou Nivaldo.

O período de colheita na região Nordeste, geralmente, se dá entre os meses de março e abril. A safra de 2020, contabilizada em 77 mil toneladas, já foi considerada uma das maiores dos últimos. anos, representando um crescimento aproximado de 20% em relação a 2019. Em junho do ano passado, mês em que se intensifica a procura pelo milho para comidas típicas das festas juninas, a mão de milho, referente a 52 espigas, apresentava uma variação de preço de 62%, sendo vendida entre R$ 25 e R$ 40 nos mercados públicos de João Pessoa, conforme pesquisa feita pelo Procon da capital. Ainda não foram feitas pesquisas do preço da mão de milho neste ano.

 

Redação

Últimas notícias

Mulheres são perseguidas e agredidas em via pública no município de Cajazeiras; uma delas foi esfaqueada

duas mulheres foram vítimas de graves agressões supostamente praticadas por homens com os quais mantinham…

19 de fevereiro de 2026

Rei Charles III diz que “lei deve seguir seu curso” após prisão de Andrew

O rei Chales III declarou nesta quinta-feira (19) que “a lei deve seguir seu curso”…

19 de fevereiro de 2026

Wellington Roberto sinaliza interesse pelo PSD na PB: “Kassab tem meu estilo”

O deputado federal Wellington Roberto (PL) afirmou nesta quinta-feira (19) que pretende atuar diretamente na…

19 de fevereiro de 2026

Em reunião com secretários, João Azevêdo adota tom de despedida e repassa bastão do governo a Lucas Ribeiro

O governador da Paraíba, João Azevêdo, realizou nesta quinta-feira (19) uma reunião estratégica no Centro…

19 de fevereiro de 2026

Paraíba é contemplada com novo curso de Enfermagem autorizado pelo MEC

O Ministério da Educação (MEC), por meio da Secretaria de Regulação e Supervisão da Educação…

19 de fevereiro de 2026

Servidores de Bayeux denunciam pressão, falta de reajuste e atraso em convocações

Servidores da Prefeitura de Bayeux, na Região Metropolitana de João Pessoa, denunciam clima de medo…

19 de fevereiro de 2026