Categorias: Economia

Procon-PB adere campanha nacional de pesquisa de combustíveis para redução de preços

PUBLICIDADE

 Com o objetivo de estimular a pesquisa e a redução de preços da gasolina e do diesel para o consumidor final, a Autarquia de Proteção e Defesa do Estado da Paraíba (Procon-PB) aderiu à campanha “Pesquisou, Baixou”, da Associação Brasileira de Procons – Proconsbrasil. A medida se deu após o segundo anúncio, em menos de um mês, de redução do preço dos combustíveis vendidos às distribuidoras pela Petrobras.

 

Por meio da pesquisa de preços e escolha pelos fornecedores que respeitam os seus clientes – fixando os seus preços finais de venda de forma transparente -, o consumidor acaba tendo em suas mãos o mais poderoso instrumento de regulação que existe em um mercado pautado pela livre iniciativa: a demanda.

 

De acordo com a superintendente do Procon-PB, Késsia Lilliana, na Paraíba há um histórico de conscientização em campanhas encabeçadas pela autarquia e a sociedade civil organizada, se rebelando contra a alta dos preços e promovendo campanhas de boicote aliadas às pesquisas de preços. “O resultado foi extremamente positivo, baixando o preço e estabilizando o mercado. Queremos alertar os consumidores acerca da importância da pesquisa de preços como forma de adequação do mercado de consumo de combustíveis em todo o Brasil”, disse a superintendente.

 

Ela afirmou ainda que a ação consciente e coletiva dos consumidores pode alterar positivamente o mercado, “dando ao segmento de combustíveis a tão esperada concorrência que reflita em melhoria de atendimento e de preços ao consumidor”.

 

Késsia ressaltou que, embora os preços sejam livres, é de competência dos órgãos de defesa do consumidor prezar pela correta harmonia nas relações de consumo, evitando que haja desconfiança dos consumidores sobre eventual não repasse das reduções anunciadas pela estatal de petróleo no Brasil.

 

Serviço – Para mais informações das atividades realizadas pelo Procon-PB, basta acessar o site: procon.pb.gov.br ou entrar em contato pelo telefone 151 ou (83) 3218-6959.

 

Secom-PB

 

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Falência moral nas universidades americanas

Em várias universidades americanas, têm havido conflitos entre grupos defensores de Israel e dos palestinos.…

4 de maio de 2024

OPINIÃO: Mais uma vez, o discurso necessário de Adriano

O presidente da Assembleia Legislativa da Paraíba, Adriano Galdino, mais uma vez aproveita uma solenidade…

4 de maio de 2024

Secretário de Educação da PB evita falar em crise e diz que cabe ao Republicanos resolver com governador impasse na pasta

Crise estancada. O secretário da Educação do Governo da Paraíba, Roberto Souza, em entrevista nesta…

4 de maio de 2024

Projeto do ‘Combustível do Futuro’ relatado por Veneziano é apontado como opção consolidada para descarbonização

A aprovação do PL do Combustível do Futuro consolida o biodiesel como um dos principais…

4 de maio de 2024

Bruno diz que reforma administrativa vai continuar e cobra compromisso de auxiliares: “Governar com quem quer ajudar”

O prefeito de Campina Grande, Bruno Cunha Lima (União Brasil), afirmou que novos nomes deverão…

4 de maio de 2024

Bandidos explodem agência do Banco do Brasil na cidade de Pilar, no interior da PB

Moradores da área central de Pilar, foram surpreendidos na madrugada deste sábado (04) por uma…

4 de maio de 2024