Paraíba se destaca como 2º estado mais capaz de pagar suas dívidas, segundo ranking da CLP

PUBLICIDADE

A gestão fiscal da Paraíba voltou a se destacar, nacionalmente, no cenário das finanças públicas. O Estado da Paraíba ficou em segundo lugar do País no indicador “Solvência Fiscal”, conforme o ranking divulgado pelo Centro de Liderança Pública (CLP). A solvência é a capacidade e a segurança do Estado de honrar com seus compromissos financeiros. A solvência é também um dos indicadores que formam a solidez fiscal do Estado, que se torna um instrumento fundamental para o crescimento econômico sustentável de longo prazo.

No ranking da Solvência Fiscal, os três Estados que lideram o indicador no País são por ordem: Mato Grosso, Paraíba e Espírito Santo. Já na Região Nordeste, a Paraíba lidera disparado o indicador. Os outros dois Estados mais bem colocados nacionalmente são a Bahia (12º) e Sergipe (14º).

O secretário de Estado da Fazenda (Sefaz-PB), Marialvo Laureano, explicou como se calcula a solvência fiscal e qual é a importância do indicador para a gestão fiscal do Estado. “Para calcular o nível de solvência fiscal de um Estado, se pega o total da dívida consolidada da Paraíba e compara com a Receita Corrente Líquida (RCL). Quanto menor a porcentagem da dívida consolidada líquida em relação à receita corrente líquida, maior é a Solvência Fiscal do Estado. Neste importante indicador, o Estado possui seu ativo maior do que o passivo, isto é, tem maior capacidade de cumprir com os seus compromissos com os recursos arrecadados (ativos). É bom lembrar que a solvência fiscal traz condições monetárias para o Estado garantir os seus compromissos e pagamentos em dia no longo prazo”, comentou o secretário da Fazenda.

BENEFÍCIOS DA GESTÃO FISCAL EFICIENTE – Marialvo apontou para outros benefícios da solvência do Estado e de uma gestão fiscal eficiente e equilibrada. “Temos crédito em todas as instituições financeiras e o mais importante: temos espaço fiscal na atual gestão para continuar fazendo contratações em linhas de financiamento para investir em obras de infraestrutura do Estado. Somos o único do Nordeste a manter a “Nota A” por três anos consecutivos neste indicador, possibilitando realizar  investimentos com recursos próprios em áreas cruciais para o desenvolvimento econômico e social da Paraíba, além de sinalizar positivamente para atrair investidores privados. Desse modo, uma gestão fiscal equilibrada traz uma série de benefícios, demonstrando que a Paraíba oferece um ambiente econômico estável e propício para o crescimento de novos negócios”, frisou.

Segundo ainda Marialvo, “a divulgação de mais um indicador positivo para a gestão fiscal da Paraíba demonstra que o Estado é um dos mais equilibrados nas suas finanças do País. Na verdade, a cada indicador fiscal divulgado atesta a seriedade da Paraíba em sua gestão fiscal”, afirmou o secretário, que relembrou outros indicadores divulgados.

BEM AVALIADO EM OUTROS INDICADORES – “No último mês de fevereiro, fomos destaque no cenário nacional com o indicador da Poupança Corrente Líquida ao registrarmos o melhor desempenho na relação entre receitas e despesas correntes na Região Nordeste em 2023 e conquistar o terceiro lugar no ranking nacional, segundo os dados do Compara Brasil, da Aequus Consultoria, com base na Secretaria do Tesouro Nacional. Nos últimos três anos consecutivos (2021; 2022 e 2023) temos a “Nota A” na Capacidade de Pagamento (CAPAG A), indicador da Secretaria Nacional do Tesouro (STN)”, citou.

Confira o ranking:

PUBLICIDADE

Últimas notícias

JP: Defesa Civil mapeia pontos de alagamento para apontar solução definitiva do problema

A Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil (Compdec-JP) está realizando o mapeamento dos pontos…

8 de maio de 2024

João apresenta conjunto de obras a inaugurar e a autorizar no valor de R$ 2 bi em parceria com o governo federal

O governador João Azevêdo se reuniu, nesta quarta-feira (8), em Brasília, com o ministro das…

8 de maio de 2024

Mulher é assassinada a facadas em Patos em plena luz do dia; ex-marido é suspeito

Uma mulher foi assassinada a golpes de faca na manhã desta quarta-feira (8) no município…

8 de maio de 2024

Por unanimidade, ALPB converte para “convite” convocação de auxiliares e secretário de Educação para prestar esclarecimentos

A secretária executiva de gestão pedagógica da Educação, Maria Elisabeth de Araújo, não compareceu à…

8 de maio de 2024

Cagepa doará 10 mil copos de água potável semanalmente para vítimas das chuvas no Rio Grande do Sul

Diante da situação emergencial provocada pelas intensas chuvas que assolam o estado do Rio Grande…

8 de maio de 2024

Delegacia Especializada de Crimes Cibernéticos deflagra operação e prende homem acusado de abuso sexual infantil no Sertão

Foi deflagrada na manhã de hoje (08), uma operação da Delegacia Especializada de Crimes Cibernéticos…

8 de maio de 2024