Decálogo, a carta magna da humanidade

PUBLICIDADE

A segunda parte dos dez mandamentos é a carta magna dada por Deus para relações sociais e políticas humanizadas. O Senhor dispôs normas universais para qualquer sociedade humana, comunicando uma ética invariável e orientadora para um direito civilizado.

Cristãos e não cristãos, apesar de suas diferenças, têm reconhecido que a segunda metade dos dez mandamentos é o substrato universal dos direitos humanos e de uma sociedade civilizada. Exemplifiquemos com artigos da Declaração Universal dos Direitos Humanos da ONU, 1948:

1) “Não matarás”: “Todo indivíduo tem direito à vida, à liberdade e à segurança pessoal” (Art. 3º da Declaração da ONU).

2) “Não adulterarás”: “A família é o elemento natural e fundamental da sociedade e tem direito à proteção desta e do Estado” (Art. 16 da Declaração da ONU).

3) “Não furtarás”: “Toda a pessoa, individual ou coletiva, tem direito à propriedade. Ninguém pode ser arbitrariamente privado da sua propriedade” (Art. 17 da Declaração da ONU).

4) “Não dirás falso testemunho contra o teu próximo”: “Ninguém sofrerá (…) ataques à sua honra e reputação. Contra tais (…) ataques toda a pessoa tem direito a proteção da lei” (Art. 12 da Declaração da ONU).

5) “Não cobiçarás a casa do teu próximo, não cobiçarás a mulher do teu próximo, nem o seu servo, nem a sua serva, nem o seu boi, nem o seu jumento, nem coisa alguma do teu próximo”: “Ninguém sofrerá intromissões arbitrárias na sua vida privada, na sua família, no seu domicílio ou na sua correspondência (…). Contra tais intromissões (…) toda a pessoa tem direito a proteção da lei” (Art. 12 da Declaração da ONU).

Esses paralelos revelam que, mesmo em sociedades secularizadas, os mandamentos divinos são os fundamentos para uma ordem social e política civilizada. No Ocidente, o crescente afastamento desses valores pode cobrar um alto preço: o desmantelamento da sociedade e a perda da liberdade.

PUBLICIDADE

Últimas notícias

JP: Defesa Civil mapeia pontos de alagamento para apontar solução definitiva do problema

A Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil (Compdec-JP) está realizando o mapeamento dos pontos…

8 de maio de 2024

João apresenta conjunto de obras a inaugurar e a autorizar no valor de R$ 2 bi em parceria com o governo federal

O governador João Azevêdo se reuniu, nesta quarta-feira (8), em Brasília, com o ministro das…

8 de maio de 2024

Mulher é assassinada a facadas em Patos em plena luz do dia; ex-marido é suspeito

Uma mulher foi assassinada a golpes de faca na manhã desta quarta-feira (8) no município…

8 de maio de 2024

Por unanimidade, ALPB converte para “convite” convocação de auxiliares e secretário de Educação para prestar esclarecimentos

A secretária executiva de gestão pedagógica da Educação, Maria Elisabeth de Araújo, não compareceu à…

8 de maio de 2024

Cagepa doará 10 mil copos de água potável semanalmente para vítimas das chuvas no Rio Grande do Sul

Diante da situação emergencial provocada pelas intensas chuvas que assolam o estado do Rio Grande…

8 de maio de 2024

Delegacia Especializada de Crimes Cibernéticos deflagra operação e prende homem acusado de abuso sexual infantil no Sertão

Foi deflagrada na manhã de hoje (08), uma operação da Delegacia Especializada de Crimes Cibernéticos…

8 de maio de 2024