A lei de autoria do deputado estadual Inácio Falcão (PCdoB), que torna obrigatório os postos de combustíveis do Estado informar aos consumidores se a gasolina comercializada é formulada ou refinada, foi aprovada ontem pelo governador Ricardo Coutinho. A partir de agora, os postos devem deixar visível a informação do tipo de gasolina que o consumidor está colocando em seu veículo, além dos preços, que devem ser discriminados, separadamente, para cada tipo de gasolina.
A fiscalização dos postos será realizada pela Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP). A multa será de R$ 100, agravando para o dobro em caso de reincidência.
Diferença das gasolinas A gasolina refinada é completamente isenta de substâncias nocivas contidas no petróleo cru, eliminadas pelo processo de refinação. O combustível formulado é feito com as sobras de combustível comum, misturadas a produtos químicos que aumentam seu rendimento.
Não quer dizer que a gasolina formulada seja adulterada ou batizada, no entanto, ela pode ter uma qualidade inferior da gasolina comum. Esse tipo de combustível pode fazer mal para o carro se o fabricante utilizar mais produtos leves do que o recomendado, esse fator também é fiscalizado pela ANP.
Redação
Veja como adquirir a certificação digital para pessoa física sem burocracia
Acompanhe o PB Agora nas redes:
O governador da Paraíba, João Azevêdo (PSB) rebateu as declarações feitas pelo deputado estadual Hervázio…
O deputado estadual Hervázio Bezerra (PSB) justificou publicamente nesta terça-feira (20), o motivo do rompimento…
Em um tempo da história, eles eram disputados. Indispensáveis para encurtar distância. Uma das raras formas…
A Agência Executiva de Gestão das Águas da Paraíba (AESA) anunciou que permanecerá em estado…
O governador da Paraíba e pré-candidato a Senado, João Azevêdo (PSB), afirmou nesta terça-feira (20),…
O Ministério Público da Paraíba realizou, na manhã desta terça-feira (20/01), uma audiência para tratar…