Categorias: Economia

Indústria nacional cresce 1,8% em janeiro de 2026; revela IBGE

PUBLICIDADE

A produção industrial brasileira cresceu 1,8% em janeiro de 2026, em relação ao mês de dezembro de 2025, registrando o maior crescimento desde junho de 2024, quando a indústria deu um salto de 4,4%. Com a expansão no início deste ano, a indústria nacional reverte parte das perdas acumuladas entre setembro e dezembro de 2025. 

As informações foram divulgada nesta sexta-feira (06) pela Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e integram a Pesquisa Industrial Mensal (PIM).

Na comparação com janeiro de 2025, o crescimento deste ano, de 0,2%, interrompe três meses consecutivos de queda na produção. Em dezembro, novembro e outubro, a indústria tinha recuado -0,1%, -1,4% e -0,5%, respectivamente.

Com o resultado positivo em janeiro, a indústria nacional conseguiu crescer também de 1,8% acima do patamar de produção antes da pandemia de covid-19, em fevereiro de 2020. Mas ainda está abaixo do recorde de 15,3% de crescimento no mês de maio de 2011.

De acordo com o gerente da pesquisa, André Macedo, o crescimento de janeiro de 2026 se deu diante de uma “intensa queda” da produção em dezembro de 2025, que tinha sido a mais elevada desde março de 2021.

Com Agência Brasil

Últimas notícias

Vídeo mostra momento em que ônibus atropela motociclistas no Cuiá, em João Pessoa; VEJA

Imagens de câmeras de segurança, divulgadas nesta quinta-feira (23) revelam o instante em que um…

24 de abril de 2026

Justiça mantém empresário preso na PB por suspeita de esquema bilionário com MC Ryan SP e Poze

O empresário Guilherme Ricardo Fuhr, preso em João Pessoa durante a Operação Narco Fluxo, permanecerá…

24 de abril de 2026

Em visita à PB, Boulos se encontra com Veneziano e reafirma compromisso com a sua recondução ao Senado

O Ministro-chefe da Secretaria-Geral da Presidência da República, Guilherme Boulos, esteve nesta quinta-feira (23) em…

24 de abril de 2026

Lula dá entrada em hospital de São Paulo para realização de procedimentos

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) deu entrada no Hospital Sírio-Libanês, em São…

24 de abril de 2026

Conselheiro de Trump chama brasileiras de “raça maldita” em entrevista na Itália

O enviado especial para assuntos globais do governo Trump, Paolo Zampolli, gerou polêmica após declarações…

24 de abril de 2026

Inmet emite alerta e Defesa Civil coloca equipes em estado de atenção em João Pessoa

As equipes da Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil (Compdec-JP) seguem em estado de…

24 de abril de 2026