Em entrevista à imprensa Isaac Moreira, diretor-institucional do Sindicato das Empresas de Transporte Coletivo Urbano de João Pessoa (Sintur-JP), comenta os prejuízos ainda sofridos pelo setor na capital, onde cita que o fluxo de passageiros de ônibus caiu 33% no comparativo ao período anterior à pandemia.
Segundo Isaac Moreira, no primeiro trimestre deste ano, consta 3.712 milhões usuários de transporte público, já em 2019, ano anterior à pandemia, esse número representava 5.581 milhões passageiros. Assim, os dados de 2022 correspondem a 67% da média de passageiros transportados antes do período pandêmico. Ou seja, houve uma queda de 33%.
“Além da queda histórica do número de passageiros transportados e o custo com impostos, a implacável alta nos preços do óleo diesel, que é o insumo de maior impacto no transporte coletivo de passageiros, tem comprometido de forma preocupante a sustentabilidade do setor”, comentou o sindicalista, ao destacar também que não bastasse a pandemia, os altos preços do combustível também agravou essa conjuntura negativa para o setor de transportes.
Tentando diminuir esse impacto, o sindicato propôs ao poder público medidas para enfrentar a crise, a exemplo da desoneração tributária e o custeio das gratuidades. De acordo com Isaac Moreira, “algumas cidades já reconheceram isso e desoneraram o setor. Outras já aliviaram os passageiros pagantes da responsabilidade de arcar com as gratuidades. Sem esses requisitos mínimos, a qualidade do serviço será comprometida”, disse.
Da Redação
Acompanhe o PB Agora nas redes:
O Senador Veneziano Vital do Rêgo (MDB-PB) anunciou na tarde desta quarta-feira (21) a liberação,…
O vereador Guiguinha Moov Jampa revelou, nesta quarta-feira (21), que irá apresentar novamente o projeto…
A presidente do Partido dos Trabalhadores na Paraíba, deputada estadual Cida Ramos, afirmou nesta quarta-feira…
O governador João Azevêdo (PSB) declarou estar muito feliz com o gesto do deputado federal…
A presidente do PT na Paraíba e deputada estadual, Cida Ramos, revelou nesta quarta-feira (21),…
João Pessoa registrou queda de 6,05% no preço da cesta básica de alimentos no segundo…