A Paraíba o tempo todo  |

Fluxo de passageiros de ônibus em João Pessoa caiu 33% no comparativo ao período anterior à pandemia

Em entrevista à imprensa Isaac Moreira, diretor-institucional do Sindicato das Empresas de Transporte Coletivo Urbano de João Pessoa (Sintur-JP), comenta os prejuízos ainda sofridos pelo setor na capital, onde cita que o fluxo de passageiros de ônibus caiu 33% no comparativo ao período anterior à pandemia.

Segundo Isaac Moreira, no primeiro trimestre deste ano, consta 3.712 milhões usuários de transporte público, já em 2019, ano anterior à pandemia, esse número representava 5.581 milhões passageiros. Assim, os dados de 2022 correspondem a 67% da média de passageiros transportados antes do período pandêmico. Ou seja, houve uma queda de 33%.

“Além da queda histórica do número de passageiros transportados e o custo com impostos, a implacável alta nos preços do óleo diesel, que é o insumo de maior impacto no transporte coletivo de passageiros, tem comprometido de forma preocupante a sustentabilidade do setor”, comentou o sindicalista, ao destacar também que não bastasse a pandemia, os altos preços do combustível também agravou essa conjuntura negativa para o setor de transportes.

Tentando diminuir esse impacto, o sindicato propôs ao poder público medidas para enfrentar a crise, a exemplo da desoneração tributária e o custeio das gratuidades. De acordo com Isaac Moreira, “algumas cidades já reconheceram isso e desoneraram o setor. Outras já aliviaram os passageiros pagantes da responsabilidade de arcar com as gratuidades. Sem esses requisitos mínimos, a qualidade do serviço será comprometida”, disse.

Da Redação

    VEJA TAMBÉM

    Comunicar Erros!

    Preencha o formulário para comunicar à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta matéria do PBAgora.

      Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “PROSSEGUIR”, ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.
      Total
      0
      Compartilhe