Categorias: Economia

Emprego na indústria atinge maior nível para junho, diz IBGE

PUBLICIDADE

Emprego na indústria atinge maior nível para junho, diz IBGE

A alta foi de 4,9% em relação ao mesmo período do ano anterior. No fechamento do primeiro semestre, o crescimento foi de 2,4%.

O emprego industrial em junho teve alta de 4,9% em relação ao mesmo período do ano passado. De acordo com pesquisa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatístca (IBGE), essa é a quinta taxa positiva consecutiva (ano a ano) e a mais elevada desde o início da série histórica, que teve início em janeiro de 2001, conforme informou o instituto.

Com isso, o fechamento do primeiro semestre do ano registrou crescimento de 2,4%.

Em relação ao mês anterior, não houve variação, praticamente. Em junho, o total de pessoal ocupado no setor avançou 0,5% sobre maio, já descontados os efeitos sazonais. Esse é o sexto resultado positivo consecutivo (mês a mês), segundo o IBGE.

Salários

O valor da folha de pagamento real subiu 8,3% em junho, na comparação com o mesmo período do ano passado, e 4,6% no acumulado do primeiro semestre do ano.

Os 14 locais pesquisados tiveram altas. O destaque ficou com São Paulo, com aumento de 6,4% devido ao acréscimo na folha de pagamento real em meios de transporte (12%), borracha e plástico (19,2%) e alimentos e bebidas (7,0%). O estado vem seguido de Rio Grande do Sul (12,6%), região Norte e Centro-Oeste (11,9%) e Rio de Janeiro (10,6%).

O valor da folha de pagamento real cresceu em 17 dos 18 setores industriais, com destaque para meios de transporte (13,1%), alimentos e bebidas (6,2%), borracha e plástico (18,3%), máquinas e equipamentos (5,9%) e máquinas e aparelhos eletroeletrônicos e de comunicações (10,7%). Na contramão, papel e gráfica (-0,1%) foi a única atividade que apontou queda frente a junho de 2009.

Em junho, o valor da folha de pagamento real dos trabalhadores da indústria ajustado sazonalmente cresceu 3,3% em relação ao mês anterior.

Horas extras

Em junho, o número de horas pagas teve aumento de 5,7% em relação a igual período do ano passado. Segundo o IBGE, essa é a quinta taxa positiva consecutiva e a maior desde o início da série histórica. No índice acumulado no primeiro semestre do ano, o crescimento foi de 3,5%.

Todos os 14 locais pesquisados pelo IBGE registraram alta sobre 2009. Os locais que exerceram as pressões positivas mais significativas foram São Paulo (4,6%), região Nordeste (6,2%), região Norte e Centro-Oeste (8,0%), Rio Grande do Sul (7,5%), Rio de Janeiro (10,2%) e Minas Gerais (4,6%).

Em São Paulo, 12 segmentos aumentaram o número de horas pagas, com destaque para meios de transporte e máquinas e equipamentos, que tiveram expansão de 11,2%.

Em relação aos setores, os principais impactos positivos no país vieram de máquinas e equipamentos (12,7%), meios de transporte (11,4%), produtos de metal (11,2%) e alimentos e bebidas (3,0%). Em sentido oposto, exerceram as maiores contribuições negativas refino de petróleo e produção de álcool (-6,5%) e vestuário (-1,3%).

Na comparação com o mês anterior, maio, o número de horas pagas na indústria avançou 0,3%, na série livre de efeitos sazonais. De acordo com o IBGE, essa é a quinta taxa positiva consecutiva, acumulando, nesse período, ganho de 3,4%.

Por regiões

Todos os locais pesquisados pelo instituto tiveram crescimento no nível de emprego em junho, quando comparado ao mesmo mês do ano passado. O estado que mais contribuiu para o resultado foi São Paulo (3,7%), seguido pela região Nordeste (7,1%), Rio Grande do Sul (6,8%), região Norte e Centro-Oeste (7,1%), Rio de Janeiro (8,6%) e Minas Gerais (3,7%).

Em São Paulo, os destaques vieram das atividades de máquinas e aparelhos eletroeletrônicos e de comunicações (aumento de 10%), alimentos e bebidas (alta de 4,4%), máquinas e equipamentos (crescimento de 6,5%) e meios de transporte (alta de 5,6%).

Por atividades

A pesquisa do IBGE aponta que em junho deste ano em relação a 2009, 14 dos 18 segmentos analisados ampliaram o pessoal ocupado no setor industrial. Os destaques ficaram com os setores de máquinas e equipamentos (9,5%), produtos de metal (9,8%), alimentos e bebidas (3,0%), meios de transporte (7,0%) e máquinas e aparelhos eletroeletrônicos e de comunicações (10,0%).

Na contramão, vestuário (-1,8%), refino de petróleo e produção de álcool (-3,1%), madeira (-2,1%) e fumo (-7,2%) registraram resultados negativos no período considerado.

No semestre

No primeiro semestre deste ano, 14 ramos e todos os locais aumentaram o nível de emprego. A exemplo da comparação de junho de 2010 em relação a junho de 2009, o estado que mais de destacou foi São Paulo, com alta de 2,3%, seguido pela região Nordeste (4,4%), Rio Grande do Sul (3,2%), região Norte e Centro-Oeste (2,9%) e Ceará (8,2%).

As contribuições positivas mais importantes sobre a média nacional foram verificadas em alimentos e bebidas (2,0%), calçados e couro (6,2%), máquinas e equipamentos (4,1%), máquinas e aparelhos eletroeletrônico e de comunicações (5,3%) e produtos de metal (4,2%). Já apresentaram resultados negativos madeira (-8,6%) e vestuário (-1,7%).
 

 

G1

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Expropriação do povo: a “PEC do Quinquênio”

Após analisar vários países ao longo da história, os cientistas políticos Acemoglu e Robinson chegaram…

27 de abril de 2024

Animais marinhos são encontrados mortos em reserva Acaú-Goiana, em Pitimbu

Uma série de animais marinhos foi encontrada sem vida na reserva extrativista Acaú-Goiana, localizada no…

27 de abril de 2024

Provas do concurso do Banco do Nordeste serão aplicadas neste domingo para mais de 400 mil candidatos

Cerca de 418 mil candidatos estão inscritos no concurso público do Banco do Nordeste (BNB),…

27 de abril de 2024

Paraíba tem 36 praias ou trechos impróprios para o banho neste final de semana; CONFIRA

A Superintendência de Administração do Meio Ambiente (SUDEMA) divulgou o relatório de balneabilidade válido até…

27 de abril de 2024

ATENÇÃO: uso de patinetes e outros equipamentos elétricos na orla da Capital está proibido

A partir desta sexta-feira (26), está proibido o uso de patinetes e outros equipamentos elétricos…

27 de abril de 2024

Divulgado resultado final do edital para graduandos do Programa Paraíba Sem Fronteiras

O Governo da Paraíba, por meio da Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia, Inovação e…

27 de abril de 2024