A Paraíba o tempo todo  |

Economia do Japão sofre no quarto trimestre sua pior contração desde 1974

A economia japonesa sofreu no quatro trimestre de 2008 sua pior contração desde 1974, com uma queda de 12,7% do Produto Interno Bruto, segundo cifras oficiais divulgadas nesta segunda-feira, hora local.

Este foi o terceiro trimestre consecutivo de crescimento econômico negativo no Japão.

Este retrocesso do PIB da segunda economia mundial e primeira da Ásia é o mais forte desde a queda de 13,1% em ritmo anual registrada no primeiro trimestre de 1974, em plena crise do petróleol

Os economistas esperavam por uma contração de 11,6% a ritmo anual, e de 3% em relação ao trimestre anterior, segundo uma pesquisa realizada pelo jornal Nikkei com 22 especialistas.

O Japão se encontram oficialmente em recessão desde o terceiro trimestre de 2008, quando sua economia retrocedeu 0,6% em relação trimestre precedente, depois de uma contração de 0,9% no segundo trimestre.

Segundo a imprensa japonesa, o governo prepara um novo pacote de estímulo econômico para combater essa situação.

O primeiro-ministro, Taro Aso, deve encarregar nesta segunda-feira o Partido Liberal Democrata (LDP) o início dos trabalhos para apresentar em abril um orçamento adicional ao Parlamento, com o objetivo de financiar o terceiro plano de reaquecimento desde o fim de 2008, informaram o jornal Yomiuri Shimbun e o canal de TV público NHK.

Alguns integrantes do governo defendem uma ajuda substancial, que poderia chegar a 109 bilhões de dólares.

"Devemos atuar de forma contundente. Devemos fazer algo drástico", declarou Yoshihide Suga, muito ligado ao premier.

O pacote definiria o financiamento de grandes projetos públicos como a reconstrução de aeroportos e outras infraestruturas, ao mesmo tempo que estimularia o desenvolvimento de empresas com projetos ecologicamente corretos.

 

UOL

    VEJA TAMBÉM

    Comunicar Erros!

    Preencha o formulário para comunicar à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta matéria do PBAgora.

      Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “PROSSEGUIR”, ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.
      Total
      0
      Compartilhe