A economia japonesa sofreu no quatro trimestre de 2008 sua pior contração desde 1974, com uma queda de 12,7% do Produto Interno Bruto, segundo cifras oficiais divulgadas nesta segunda-feira, hora local.

Este foi o terceiro trimestre consecutivo de crescimento econômico negativo no Japão.

Este retrocesso do PIB da segunda economia mundial e primeira da Ásia é o mais forte desde a queda de 13,1% em ritmo anual registrada no primeiro trimestre de 1974, em plena crise do petróleol

Os economistas esperavam por uma contração de 11,6% a ritmo anual, e de 3% em relação ao trimestre anterior, segundo uma pesquisa realizada pelo jornal Nikkei com 22 especialistas.

O Japão se encontram oficialmente em recessão desde o terceiro trimestre de 2008, quando sua economia retrocedeu 0,6% em relação trimestre precedente, depois de uma contração de 0,9% no segundo trimestre.

Segundo a imprensa japonesa, o governo prepara um novo pacote de estímulo econômico para combater essa situação.

O primeiro-ministro, Taro Aso, deve encarregar nesta segunda-feira o Partido Liberal Democrata (LDP) o início dos trabalhos para apresentar em abril um orçamento adicional ao Parlamento, com o objetivo de financiar o terceiro plano de reaquecimento desde o fim de 2008, informaram o jornal Yomiuri Shimbun e o canal de TV público NHK.

Alguns integrantes do governo defendem uma ajuda substancial, que poderia chegar a 109 bilhões de dólares.

"Devemos atuar de forma contundente. Devemos fazer algo drástico", declarou Yoshihide Suga, muito ligado ao premier.

O pacote definiria o financiamento de grandes projetos públicos como a reconstrução de aeroportos e outras infraestruturas, ao mesmo tempo que estimularia o desenvolvimento de empresas com projetos ecologicamente corretos.

 

UOL

Deixe seu Comentário
Notícias relacionadas

Caixa libera hoje saques da 2ª parcela do auxílio emergencial; veja o calendário’

Será liberado nesta sexta-feira (5), pela Caixa as transferências e os saques em dinheiro da segunda parcela do Auxílio Emergencial depositada em poupanças sociais digitais do banco. Cerca de 2,6…

Lojas são notificadas em CG por descumprirem decreto do município

mesmo com a antecipação dos feriados de Corpus Christi, São João e aniversário da Paraíba, muitas lojas funcionaram em Campina Grande e foram notificadas pelo Procon. O feriadão forçado resultou…